segunda-feira, 23 de abril de 2012

Maternidade de Ponte dos Carvalhos se prepara para receber o título Amiga da Criança










A Maternidade Padre Geraldo Leite Bastos, no Cabo de Santo Agostinho, recebeu nessa quinta-feira (19/04) a visita do novo secretário municipal de Saúde, Luiz Henrique, durante o curso de Manejo e Promoção ao Aleitamento Materno. O curso é uma preparação para que a unidade se torne um Hospital Amigo da Criança, uma iniciativa do Ministério da Saúde. Vários critérios são avaliados para que a unidade esteja apta a receber o título, entre eles os dez passos para o sucesso do aleitamento materno e os dez requisitos para o hospital.

Iniciado em março, o curso é direcionado aos cerca de 150 profissionais da maternidade que atuam em todas as áreas. Alguns deles serão escolhidos, juntamente com um grupo de mães, para serem avaliados pelo Ministério da Saúde para que a unidade receba o reconhecimento. Segundo a coordenadora do Aleitamento Materno do Município, Taciana Ferraz, uma novidade que o hospital já prepara é uma reforma da estrutura física com a criação do Posto de Coleta de Leite Humano, que irá facilitar a amamentação para mães que precisam guardar e/ou tratar o leite. 

“No que vocês precisarem, eu vou estar aqui para ajudar”, ressaltou o secretário Luiz Henrique, que também apresentou o novo diretor médico da maternidade, Agostinho Machado. Para Agostinho, o fato do hospital ganhar o título de Amigo da Criança só irá ratificar o compromisso dos profissionais com o aleitamento. “Queremos promover todos os benefícios garantidos pela amamentação, tais como a diminuição da morbimortalidade infantil, o internamento hospitalar, doenças relacionadas ao nascimento, além de melhorar a relação mãe-filho”, destacou ele.

De acordo com a pediatra e coordenadora do Banco de Leite Humano do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (Imip), Vilneide Braga, neném que mama no peito tem melhor aceitação de alimentos de transição que aqueles que mamam sempre na mamadeira. “Eles sentem o cheiro e o gosto do que a mãe se alimenta”, explicou ela, que é membro do Aleitamento Materno do Ministério da Saúde e uma das ministrantes do curso.

Texto: Aline Vieira Costa – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário