sábado, 28 de abril de 2012

Prefeitura oferece exame de mamografia em ações itinerantes pelo município











A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho começou nesta sexta-feira (27/04) a realizar mamografias itinerantes pelo município. A ação é feita através de uma unidade móvel, intitulada de “Amigo do Peito”, que leva o equipamento do exame às comunidades, de modo a facilitar o deslocamento das usuárias que necessitam do diagnóstico. A primeira localidade a receber o caminhão foi a de Gaibu, em frente ao Serviço de Pronto atendimento (SPA). O resultado também será entregue no local num prazo médio de dez dias úteis.

De acordo com a gerente de Atenção à Saúde, Elizabeth Santana, o objetivo é realmente diminuir a distância entre as mulheres e o exame que identifica um dos cânceres que mais acometem o público feminino, uma vez que muitas deixam de fazer o exame por não terem como se dirigir às clínicas conveniadas. “A ideia é fazer essa ação a cada semana num local diferente. O próximo com data marcada será no dia 17 de maio, no distrito de Jussaral“, informou ela.

Quem gostou foi a moradora Lucrécia de Siqueira Gomes, 43 anos, que não precisou ir longe pra fazer o exame. “Gosto de cuidar da saúde, faço o exame todos os anos. E tanto a qualidade do equipamento quanto do atendimento foi muito boa”, elogiou. Com ela, 90 usuárias foram beneficiadas. Segundo o coordenador de Saúde, Arte e Educação (Sarte), Roberto Vieira, as mulheres que apareceram no local sem marcação serão encaminhadas para as clínicas, como é feito normalmente. “Caso haja demanda suficiente, o caminhão poderá voltar”, completou a gerente Elizabeth. 

Texto: Aline Vieira Costa – Secom | Cabo de Santo Agostinho
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário