quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Cabo terá shows artísticos e pirotécnicos na virada do ano em vários pólos de animação



A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho divulgou, na tarde desta quinta-feira (29/12), a programação de shows artísticos e pirotécnicos que vão acontecer no município, durante o réveillon. Para atender a toda a população, vão ser oferecidas atrações artísticas e queima de fogos de artifício nos pólos Gaibu, Suape, Itapuama, Jussaral e Ponte dos Carvalhos.

Além disso, haverá show pirotécnico no Centro da cidade, em Pontezinha e na Charneca. Gaibu, que é o principal polo, terá como atrações artísticas as bandas Kitara, Vai D3, Pinga Fogo e o cantor Limarcos e Banda, conforme programação feita pela Secretaria Executiva de Cultura e Lazer do Cabo.

“A Prefeitura concluiu que é necessário fazer um grande réveillon nas comunidades com artistas regionais. Por isso não medimos esforços para oferecer boas atrações à população”, explicou o secretário Rinaldo da Costa.

Veja abaixo a programação completa do réveillon no Cabo:

Gaibu:
22h - Orquestra Pinga Fogo
00h - Show Pirotécnico
00h20 - Banda kitara
02h - Banda Vai D3
03h - Limarcos e Banda

Suape:
23h - João Sales e Banda
01h - Charles Teony

Itapuama:
23h - Almir Rouche
01h - Reny e a Galera
03h - Willian Show

Ponte dos Carvalhos:
23h - Rogério Som e Banda
00h - Show Pirotécnico
01h - Banda Musa do calypso

Jussaral:
22h - Bosco dos Teclados
00h- Show Pirotécnico
00h20 - Forrozão na Hora H
2h - Banda Espelho da Paixão

Texto: Gesla Ferreira – Estagiária da Secom/Cabo
Foto: João Barbosa

Primeira apresentação da Orquestra Mirim do Cabo emociona público no Pátio da Estação








A primeira apresentação da Orquestra Mirim da rede municipal de ensino do Cabo de Santo Agostinho, realizada na noite dessa quarta-feira (28/12), no Pátio da Estação, no Centro da cidade, emocionou o público. As crianças e os adolescentes foram a grande atração de ontem dos festejos natalinos promovidos pela Prefeitura do Cabo, através da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer.

No final da apresentação, a nova orquestra foi bastante aplaudida pelas pessoas que fizeram questão de cumprimentar o grupo. “Esses jovens têm um caminho vitorioso a percorrer. Isso é apenas o começo de um grande projeto. Fiquei muito feliz e bastante orgulhoso com a apresentação", afirmou o secretário executivo de Cultura, Rinaldo da Costa . 

"Esses meninos estão tendo uma oportunidade única de trilhar um lindo caminho que a música pode oferecer”, acrescentou. A orquestra faz parte do projeto Orquestra Sinfônica Jovem do Cabo, coordenada pelo maestro Domingos Sávio, e regida pelo maestro Duda Mendonça.

Acompanhe a programação natalina do Cabo:

QUINTA-FEIRA (29/12)
Local: Pátio da Estação Ferroviária 
18h – Pastoril Estrela Guia
19h – Quinteto de Cordas Cantando Esperança
20h – Coral Recife em Canto
Local: Praça de Mercês
16h - Espetáculo Rei do Lixo
17h – Carroça do Encantado – Contos Natalinos

SEXTA-FEIRA (30/12)
Local: Pátio da Estação Ferroviária
18h - Pastoril Renascer
20h - Grande Coral Infantil Igreja Batista da Cohab

Texto: Ageu Lima- Estagiário da Secom/ Cabo de Santo Agostinho
Fotos: João Barbosa

Centros de Assistência Social atendem população carente em todo o município









O Cabo de Santo Agostinho conta, atualmente, com uma ampla rede de centros de assistência social, que atende a população das quatro gerências regionais. Essa rede é formada pelos cinco Centros de Referência da Assistência Social (Cras). O Cras é a unidade pública de assistência, responsável pelo serviço municipal de atendimento às famílias vulneráveis, em função da pobreza e de outros fatores de risco e da exclusão social. 

Os centros começaram a ser implantados em 2005, quando foram inaugurados os dois primeiros, um em Jussaral e o outro na Vila Roca. Em 2006, foram implantados os outros três Cras em Pontezinha, Charneca e Ponte dos Carvalhos, todos em pleno funcionamento. 

Segundo a secretária de Programas Sociais do Cabo, Edna Gomes, os Cras são a porta de entrada da assistência social no município. ”As famílias são atendidas nestes espaços para que seja feita uma avaliação da condição social e a promoção da autonomia das pessoas, oferecendo cursos, capacitação e fazendo encaminhamentos para as redes de atendimento do próprio município”, afirmou. 

Os cinco centros atendem as comunidades de Pontezinha, Ponte dos Carvalhos, Vila Roca, Charneca e Jussaral. Os usuários são, de acordo com as necessidades do local, crianças, adolescentes, jovens, adultos, gestantes, portadores de necessidades especiais e idosos. A equipe de cada Cras conta com coordenador, assistente social, psicólogo, estagiários e auxiliares administrativos. 

Entre as ações desenvolvidas pelo Cras estão visitas domiciliares, palestras, formação de grupos de convivência e de reflexão, encaminhamento e acompanhamento às famílias e campanhas socioeducativas, explicou a secretária Edna Gomes.

CRAS PONTEZINHA
End.: Rua Pau D’arco, n° 26
Fone: 81 3002.3035
Regional 03

CRAS PONTE DOS CARVALHOS
End.: Av. Prefeito Diomendes Ferreira, s/n°
Fone: 81 3522.1423
Regional 03

CRAS VILA ROCA
End.: Av. Escritor Israel Felipe, s/n°
Fone: 81 3521.6241
Regional 02

CRAS CHARNECA
End.: Rua 34, n° 35
Fone: 81 3518.1014
Regional 02

CRAS JUSSARAL
End.: Rua do Comércio, n° 60
Fone: 81 3516.3903
Regional 04 

Texto: Rafaela Jaques - Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Agentes de saúde do Cabo fazem curso de capacitação sobre biossegurança




A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho iniciou, na manhã desta terça-feira (27/12), um curso de capacitação que tem como tema a “Implantação de ações e estratégias em Biossegurança”. Destinado a profissionais de saúde, o curso tem como objetivo capacitar e alertar os agentes ambientais sobre ações de prevenção e proteção ao trabalhador. A capacitação acontece no Centro Cultural Mestre Dié, em Ponte dos Carvalhos, e segue até as 13h desta quarta-feira (28/12).

De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental (CVA), Reginaldo Gonçalves, todos os agentes ambientais lotados no CVA estão aprendendo noções de biossegurança. “Os profissionais estão sendo capacitados para a utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e o Equipamento de Proteção Coletiva (EPC), para saber lidar com os riscos químicos, biológicos e físicos do dia-a-dia”, explicou.

Para a profissional de saúde Rosalina Silva, 45 anos, a iniciativa da capacitação é de grande importância para todos. “Estamos podendo aprender mais as noções e estratégias de biossegurança e nos capacitando para sabermos agir melhor na utilização dos equipamentos, diminuindo, assim, os riscos no nosso dia a dia”, declarou.

A palestra de abertura foi ministrada pelo biólogo e consultor da Anbio (Associação Nacional de Biossegurança), Jorge Luís Araújo.

Texto: Thainá França – Estagiária da Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Programação de Natal do município prossegue com diversas atrações








A população do Cabo de Santo Agostinho ganhou um presente especial da Prefeitura. Uma programação com diversas atrações culturais foi montada para comemorar o Natal (25/12). A organização é da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer, e contempla o centro e algumas comunidades do município. As apresentações começaram na última quarta-feira (21/12) e seguem até o dia 30.

Nesta segunda-feira (26/12), quem passar pelo largo da estação de trem do centro do Cabo, na Avenida Historiador Pereira da Costa, terá a oportunidade de assistir à apresentação do Chorinho Celeiro de Bambas, às 18h, e do Coro da Igreja Pentecostal de Pirapama, às 19h.

FINAL DE SEMANA – Diversas atrações abrilhantaram as festividades natalinas nesse final de semana no município. Quem passou pelo largo da estação de trem na véspera d Natal pôde conferir o Pastoril Estrela Alegre, o quinteto de Metais e Percussão Cabense e a Banda Príncipe da Fé. Já no domingo (25/12), o nascimento de Cristo foi comemorado com as apresentações do Pastoril Estrela Guia e do Coro da 1ª Igreja Batista da Cohab. Além disso, o Papai Noel fez a alegria da criançada distribuindo brindes.


Veja abaixo a programação do Natal do Cabo de Santo Agostinho:

- 26 de Dezembro (segunda-feira)
Pátio da Estação Ferroviária 
18h ‐ Chorinho Celeiro de Bambas 
19h ‐ Coro da Igreja Pentecostal de Pirapama 
- 27 de Dezembro (terça-feira)
Polo: Pátio da Estação Ferroviária 
18h ‐ Chorinho Cais de Poetas 
19h ‐ Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense 
20h ‐ Coro da Igreja Presbiteriana do Cabo 
Polo: Largo do Bairro Malaquias 
16h ‐ Espetáculo Rei do Lixo 
17h ‐ Carroça do Encantado – Contos Natalinos 

- 28 de Dezembro (quarta-feira)
Polo: Pátio da Estação Ferroviária 
18h ‐ Quarteto de Clarinetas – Quatro Por Quatro 
19h ‐ Coral Municipal e Camerata do Cabo de Santo Agostinho 
20h ‐ Orquestra Sinfônica Jovem do Cabo de Santo Agostinho 

- 29 de Dezembro (quinta-feira)
Polo: Pátio da Estação Ferroviária 
18h ‐ Pastoril Estrela Guia 
19h ‐ Quinteto de Cordas Cantando Esperança 
20h ‐ Coral Recife em Canto 
Polo: Praça de Mercês 
16h ‐ Espetáculo Rei do Lixo 
17h ‐ Carroça do Encantado – Contos Natalinos 

- 30 de Dezembro (sexta-feira)
Polo: Pátio da Estação Ferroviária 
18h ‐ Pastoril Renascer 
20h ‐ Grande Coral Infantil Igreja Batista da Cohab

Texto: Ageu Lima – Estagiário da Secom / Cabo de Santo Agostinho
Fotos: João Barbosa

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Lula Cabral destaca importantes premiações conquistadas por sua gestão em 2011


O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, destacou, em entrevista concedida nesta sexta-feira (23/12) a uma emissora de rádio local, as premiações conquistadas por sua gestão ao longo deste ano. Em 2011, ele ganhou mais quatro importantes prêmios para a sua coleção. “Eu divido essas conquistas com toda a minha equipe e com cada cidadão cabense, que sempre nos ajudaram a desenvolver o município”, declarou.

Um dos prêmios mais significativos foi o Modelo de Gestão e Modernização da Administração Pública, concedido em outubro pela Organização Mundial de Estados, Municípios e Províncias (Omemp), na Alemanha, que considerou o Cabo uma das cidades mais dinâmicas do mundo.

No mês de setembro, o prefeito foi contemplado pela quarta vez com o prêmio “Expressão em Administração”, entregue pela Casa do Administrador em Pernambuco (Cape), por sua visão empreendedora e pelo trabalho desenvolvido no município.

Também neste mês, Lula Cabral recebeu o primeiro título de Amigo do Fisco, concedido pela Associação dos Fiscos Municipais (Apefisco). Ele foi considerado o prefeito que melhor trabalhou na otimização da administração tributária.

Já em dezembro, o prefeito foi um dos destaques na entrega da 8ª edição do Prêmio Governador Barbosa Sobrinho para o prefeito Empreendedor, realizada na no último dia 13. Ele foi o vencedor na categoria Promoção do Desenvolvimento Rural, fruto do trabalho que vem sendo executado em sua gestão no incentivo aos produtores rurais nas áreas de apicultura e piscicultura.

"As premiações não vão parar. A cidade está preparada para receber esses prêmios", disse o prefeito, ressaltando que sua administração está desenvolvendo o município em todas as áreas, o que leva ao reconhecimento público de sua gestão.

Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Foto: João Barbosa

Comemoração aos 13 anos da Rádio Calheta FM marca lançamento do novo Portal de notícias da região



A festa em comemoração ao 13° aniversário da Rádio Comunitária Calheta FM, nesta quinta-feira (22/12), reuniu personalidades do município, ouvintes, antigos e atuais  colaboradores da emissora, políticos, como o deputado Federal Fernando Ferro, vereadores e secretários do Cabo e de Jaboatão do Guararapes e nomes da imprensa pernambucana, como os jornalistas Ciro Bezerra e Magno Martins.   
O Restaurante e Pizzaria “A Chácara”, no Cabo, foi o local escolhido pela coordenação da emissora para celebrar o aniversário da emissora e também para tornar oficial o lançamento do mais novo portal de notícias da região, o Portal Calheta (que entrou no ar às 23h do dia 22 de dezembro). Além do Portal, foi anunciada a confecção de um livro contando parte da trajetória da Rádio Calheta, previsto para ser lançado no ano que vem.
Na ocasião, o coordenador-geral da Rádio e do Portal Calheta, Ely José, fez uma breve retrospectiva, lembrando de pessoas e fatos importantes que marcaram a emissora ao longo destes 13 anos, além de reafirmar o compromisso que sempre teve com os cabenses de democratizar a comunicação no município.
A apresentação do portal ficou por conta da jornalista Gaby Pontes, recém contratada da emissora e responsável pela parte de jornalismo.  Gaby afirmou que estará trabalhando em parceira com a também jornalista Crisly Castro na redação e contando com vários colaboradores cabenses, para que o Portal Calheta seja a principal fonte para o cidadão se manter bem informado.

Redação Portal Calheta

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Programação natalina do Cabo de Santo Agostinho conta com diversas atrações culturais



A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho preparou uma programação especial para festejar o Natal deste ano. A organização é da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer, e traz diversas atrações culturais. A abertura das festividades aconteceu nessa quarta-feira (21/12), onde a população pôde conferir as apresentações do Quarteto Sonata, do Pastoril Estrela Alegre e do coral infantil da Igreja Batista da Cohab, no Pátio da Estação Ferroviária (Centro).

Já nesta quinta-feira (22/12), também na estação, haverá apresentação do Decateto de Metais, às 18h, do Coro da 1ª igreja Batista do Cabo, às 19h, e do Pastoril do Grupo de Idosos Vem Renascer, às 20h. A programação segue até o dia 30, e também vai contemplar as comunidades do Alto da Bela Vista e de Mercês.

“O objetivo é celebrar o nascimento de Cristo com toda sociedade, onde toda família pode se reunir para comemorar essa data tão especial”, destacou o secretário de Cultura, Rinaldo da Costa. “90% das atrações da programação são do Cabo de Santo Agostinho. Com isso, valorizamos também nossos artistas”, frisou.

Veja abaixo a programação do Natal do Cabo de Santo Agostinho:

- 22 de Dezembro (quinta-feira)
Polo: Pátio da Estação Ferroviária
18h ‐ Decateto de Metais
19h ‐ Coro da 1ª Igreja Batista do Cabo
20h ‐ Pastoril do Grupo de Idosos Vem Renascer
Polo: Largo do Alto da Bela Vista
16h ‐ Carroça do Encantado – Contos Natalinos

- 23 de Dezembro (sexta-feira)
Polo: Pátio da Estação Ferroviária
18h ‐ Pastoril Estrela Guia
18h40 ‐ Sexteto de Saxofones
19h20 ‐ Coro Masculino da Igreja Batista da Cohab
20h ‐ Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense
20h40 ‐ Espetáculo Baile do Menino Deus

- 24 de Dezembro (sábado)
Polo: Pátio da Estação Ferroviária
18h ‐ Pastoril Estrela Alegre
19h ‐ Quinteto de Metais e Percussão Cabense
20h ‐ Banda Príncipe da Fé

- 25 de Dezembro (domingo)
Polo: Pátio da Estação Ferroviária
18h ‐ Pastoril Estrela Guia
19h ‐ Coro da 1ª Igreja Batista da Cohab

- 26 de Dezembro (segunda-feira)
Pátio da Estação Ferroviária
18h ‐ Chorinho Celeiro de Bambas
19h ‐ Coro da Igreja Pentecostal de Pirapama

- 27 de Dezembro (terça-feira)
Polo: Pátio da Estação Ferroviária
18h ‐ Chorinho Cais de Poetas
19h ‐ Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense
20h ‐ Coro da Igreja Presbiteriana do Cabo
Polo: Largo do Bairro Malaquias
16h ‐ Espetáculo Rei do Lixo
17h ‐ Carroça do Encantado – Contos Natalinos

- 28 de Dezembro (quarta-feira)
Polo: Pátio da Estação Ferroviária
18h ‐ Quarteto de Clarinetas – Quatro Por Quatro
19h ‐ Coral Municipal e Camerata do Cabo de Santo Agostinho
20h ‐ Orquestra Sinfônica Jovem do Cabo de Santo Agostinho

- 29 de Dezembro (quinta-feira)
Polo: Pátio da Estação Ferroviária
18h ‐ Pastoril Estrela Guia
19h ‐ Quinteto de Cordas Cantando Esperança
20h ‐ Coral Recife em Canto
Polo: Praça de Mercês
16h ‐ Espetáculo Rei do Lixo
17h ‐ Carroça do Encantado – Contos Natalinos

- 30 de Dezembro (sexta-feira)
Polo: Pátio da Estação Ferroviária
18h ‐ Pastoril Renascer
20h ‐ Grande Coral Infantil Igreja Batista da Cohab

Texto: Gesla Ferreira – Estagiária da Secom / Cabo de Santo Agostinho
Foto: João Barbosa

Cabenses são beneficiadas com o Programa Trabalho e Empreendedorismo da Mulher






80 mulheres do Cabo de Santo Agostinho foram contempladas com cursos do Programa Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República. Na tarde dessa quarta-feira (21/12), foi realizada a solenidade de entrega dos certificados de conclusão dos cursos, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha.

O programa, que no município contou com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Executiva da Mulher, é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) e executado pelo Sebrae e pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (Business Professional Women – BPW). Em Pernambuco, tem parceria com a Secretaria Estadual da Mulher e está atuando em cidades da Região Metropolitana do Recife. 

Durante cerca de 60 dias, as cabenses adquiriram conhecimento na área de empreendedorismo, mercado de trabalho e formação sociopolítica. Ao todo, sete cursos foram oferecidos. “Mulher Empreendedora”, “Juntas somos fortes – trabalho é cooperativismo”, “Determinação Empreendedora” e “Aprender a apreender” foram ministrados pelo Sebrae. Já “Políticas Públicas”, “Educação Financeira” e “Alfabetização Digital” foram ministrados pelo BPW.

“O objetivo dessa ação foi o de fortalecer as mulheres no campo do empreendedorismo e promover a autoestima delas. Também visou aperfeiçoar as aptidões, as potencialidades de cada uma para que elas estejam aptas a competirem com o grande mercado”, destacou a secretária Executiva da Mulher do Cabo, Lucidalva Nascimento.

“A partir da elevação da autoestima dessas mulheres, elas podem ganhar autonomia financeira, alavancar novos negócios e fortalecer os já existentes, além de descobrir suas potencialidades. A ideia é que esses cursos mudem radicalmente a vida dessas mulheres”, frisou a coordenadora local do Ibam, Jussara Melo.

Na solenidade de entrega dos certificados, as concluintes expuseram alguns trabalhos e prestaram homenagens. “Esse programa foi muito importante para mim. Eu já fazia sorvete caseiro, vendia na minha comunidade, mas com os cursos aprendi a economizar, a organizar mais minhas despesas. Passei a dar mais valor ao meu trabalho”, disse emocionada a aluna Rejane Maria dos Prazeres, 37 anos, moradora de Pontezinha.

Também estiveram presentes na entrega dos certificados a coordenadora dos cursos do Sebrae, Cláudia Azevedo; a coordenadora dos cursos da BPW, Diana Alves; a técnica da Secretaria Estadual da Mulher responsável pelo programa em Pernambuco, Janete Rodrigues; a cientista social da Secretaria Estadual da Mulher, Suênia Pinto; e a representante do Centro das Mulheres do Cabo, Sílvia Cordeiro.

Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa e Ivan Melo

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Emoção marca o encerramento do ano letivo da Escola de Música Ladislau Pimentel








Alunos da Escola de Música José Ladislau Pimentel, do Cabo de Santo Agostinho, se apresentaram nesta terça-feira (20/12), no Teatro Barreto Júnior, para o encerramento do ano letivo de 2011. Crianças, adultos e idosos lotaram o espaço para prestigiarem o evento.

Subiram ao palco grupos musicais de flauta doce (quartetos, duetos e quintetos) e o recém criado coral formado pelos alunos da escola, com idade de 9 a 12 anos. Os alunos do 2º ano de iniciação musical receberam certificados de conclusão de curso. 

De acordo com a gerente de Ensino da Secretaria de Educação do Cabo, Nelma Oliveira, o jovem, ao participar desses eventos, tem a oportunidade de construir novos caminhos para o futuro. “A música e o esporte são grandes aliados para uma educação de qualidade. Desse modo, eles podem descobrir novos mundos”, comentou. A Banda Filarmônica XV de Novembro também se apresentou no evento. 

Texto: Ageu Lima - Estagiário da Secom/ Cabo 
Fotos: João Barbosa

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Decoração Natalina é finalizada para encher de cor e brilho ruas e praças da cidade





O final do ano se aproxima e o espírito de Natal também já toma conta de ruas e lares do Cabo de Santo Agostinho. A Prefeitura já finaliza a decoração natalina da cidade, que mais uma vez é confeccionada com material reciclado por artesãos cabenses. Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. 

Uma árvore de natal foi instalada em frente ao Pátio da Estação e já é acesa todas as noites, desde a última sexta-feira (16/12). A área também está decorada com mangueiras de luz na cor cristal e projetores coloridos e ganhará ainda um presépio. “Nossa segunda árvore de natal, instalada na BR-101, em frente à empresa LanXess, estará acesa a partir desta terça-feira (20/12)”, informou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Abel Neto.

De acordo com ele, o Natal é um momento de reflexão, e a decoração da cidade mexe com o astral das pessoas. “Nossa intenção é cobrir toda cidade de paz e harmonia, trazendo um clima de amor e de muita beleza, como recomendou o prefeito Lula Cabral,” disse. Ele lembrou ainda que na Avenida Historiador Pereira da Costa, no Centro, foram instalados enfeites confeccionados com material reciclado por um grupo de artesãos cabenses. 

Também foram montados painéis com figuras alusivas ao ciclo natalino iluminadas nos canteiros centrais da BR-101 (Centro) e da PE-60 (Cohab), bem como na Avenida Escritor Israel Felipe, na Vila Roca. Projetores coloridos foram colocados em árvores que margeiam a Academia da Cidade, em arbustos em frente BR-101 e na Praça Rainha da Paz, em Ponte dos Carvalhos.

Texto - Ageu Lima- Estagiário da Secom/ Cabo
Fotos: João Barbosa

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Prefeitura e Caixa assinam contratos para realização de obras estruturadoras







O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, assinou, na tarde desta segunda-feira (19/12), cinco contratos com a Caixa Econômica Federal para a execução de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) no município. Com um investimento de quase R$ 35 milhões, as obras beneficiarão diversos bairros, e contemplam desde contenção de encostas em áreas de risco à construção de unidades habitacionais. A solenidade de assinatura foi realizada no Centro Administrativo Municipal, no bairro da Torrinha.

Na ocasião, o secretário de Infraestrutura do Cabo, Oswaldo Vieira de Melo, apresentou o resultado do investimento do PAC 1 no município - que contemplou a construção de 987 unidades habitacionais, urbanização de assentamentos precários e drenagem de canais . Ele também fez uma explanação sobre as obras do PAC 2, que consistem em contenção de encostas, esgotamento sanitário, microdrenagem, rampas de acesso, escadarias, terraplanagem, pavimentação, urbanização nos loteamentos Nova Era, Vila Nova e Novo Horizonte, construção de mais 256 casas e a revisão do Plano Municipal de Redução de Risco. 

“Este é mais um sonho que nós estamos realizando, principalmente para os moradores do loteamento Nova Era em Ponte dos Carvalhos, que já não acreditavam mais que essa obra ia sair, e hoje assinamos um convênio para 256 casas e a pavimentação de quase 40 ruas, além de uma escola-modelo que já está sendo construída”, ressaltou o prefeito Lula Cabral. 

“O Cabo é um grande parceiro da Caixa, e graças a essa integração que nós temos trabalhado e viabilizado novos recursos aqui para o município. Quero parabenizar toda equipe da prefeitura do Cabo em nome do nosso prefeito Lula Cabral pelo trabalho nos projetos e pela captação dos recursos”, declarou o superintendente regional da Caixa no Recife, Paulo Nery.

“Estou muito feliz por saber que nós estamos cumprindo mais uma promessa de campanha. E nada é mais gratificante pra um gestor do que cumprir aquilo que prometeu”, destacou o prefeito. Também serão beneficiadas as comunidades da Charnequinha, Alto da Bela Vista, Cruzeiro, Malaquias, São Francisco, Cohab, Sapucaia, Charneca, Pontezinha, e os distritos de Ponte dos Carvalhos e Jussaral.

Prestigiaram a assinatura, além de quase todo secretariado municipal e funcionários da Prefeitura, o vice-prefeito do Cabo, José Ivaldo Gomes, o deputado federal Fernando Ferro, o vereador José Feliciano (Cianinho); o presidente da Associação Pernambucana de Supermercados, Edvaldo Guilherme; o gerente regional de Governo da Caixa, Marcos Borges; a gerente geral da Caixa Cabo, Gorete Sá Barreto, e moradores de algumas localidades beneficiadas.

Texto: Raíza Muniz - Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Município sediou nesse sábado Fórum Regional de Cultura promovido pelo Estado






O Cabo de Santo Agostinho foi sede, nesse sábado (17/12), do Fórum Regional de Cultura. O evento, de iniciativa da Secretaria de Cultura de Pernambuco, aconteceu na Escola Municipal Prefeito José Alberto de Lima (Caic), e contou com a participação de representantes dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR). O objetivo do Fórum foi discutir e escolher as prioridades das áreas culturais para serem implantadas no plano de governo do Estado.

“É muito importante para o nosso município sediar este evento que discute políticas públicas na área cultural. O Cabo é rico neste aspecto e é referência da pluralidade do estado de Pernambuco”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Abel Neto.

O encontro reuniu agentes culturais das áreas de literatura, dança, música, audiovisual, circo, gastronomia, teatro, moda e design, artesanato, cultura popular, artes visuais e fotografia. Na ocasião, foi escolhido um representante de cada segmento para integrar um conselho de cultura.

Texto: Rafaela Jaques - Estagiária da Secom/Cabo de Santo Agostinho
Fotos: João Barbosa

Equipe do Governo vence final e é campeã do 3º Torneio de Futebol dos Servidores







O 3º Torneio de Futebol dos Servidores Municipais do Cabo de Santo Agostinho, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Executiva da Juventude e Esportes movimentou cabenses nesse sábado (17/12). O torneio aconteceu no Estádio Gileno di Carli, pela manhã.

A final foi disputada entre as equipes das secretarias de Governo e de Arrecadação e Finanças. A equipe do Governo levantou o troféu de campeã ao vencer a final por um placar de 2 x 1. O time da Fazenda ficou em segundo lugar recebendo troféu e medalhas. Ao todo, oito equipes disputaram o torneio, que foi prestigiado por secretários e outras autoridades municipais. 

Texto: Thainá França – Estagiária da Secom | Cabo

Oficina de Karatê movimentou cabenses nesse fim de semana em Garapu







A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, nesse sábado (17/12), a Oficina de Karatê (Técnicas de Kumitê), organizada pela Secretaria Executiva da Juventude e Esportes, Federação Pernambucana de Karatê Interestilos e Academia Berg. A competição foi realizada na Escola Modelo de Garapu, e durou o dia inteiro. Mais de 100 atletas do Programa Esporte e Vida participaram do evento. 

O objetivo da oficina foi aprimorar os conhecimentos dos atletas de karatê, alinhar os conhecimentos dos professores, promovendo o intercâmbio dos atletas de várias cidades do Estado, preparando os participantes para o campeonato de 2012. Além dos caratecas do Programa Esporte e Vida, vários outros atletas que fazem parte de várias associações de outros municípios estiveram presentes no evento, entre eles Recife, Olinda, Jaboatão e Gravatá.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Abel Neto, o evento serviu de estimulo para os atletas do município. "Trazer uma referência desse esporte foi muito importante para esses jovens, pois são atletas de alto nível servindo de espelho para os demais e tenho certeza que todos saíram ganhando", afirmou.

Para o diretor técnico da Federação Pernambucana de Karatê, Niltemberg Maia, a oficina visa o aprimoramento das técnicas das artes marciais e o incentivo no esporte como educação e lazer. “Acredito no esporte e que este seja o caminho para a educação e disciplina”, disse.

A oficina foi ministrada por João Donizete, técnico da Seleção Brasileira de Karatê, campeão geral no Mundial em 2010 e campeão geral no Panamericano em 2011Na ocasião, foram distribuídos para todos os participantes pipoca e almoço, além de certificados para os atletas participantes do Programa Esporte e Vida.


Texto: Ageu Lima– Estagiário da Secom / Cabo de Santo Agostinho 
Fotos: João Barbosa

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Escola de Música encerra o ano letivo com apresentações nesta terça-feira



A Escola de Música José Ladislau Pimentel, do Cabo de Santo Agostinho, realiza nesta terça-feira (20/12), no Teatro Barreto Júnior, às 19h, o encerramento do ano letivo de 2011. O evento contará com a presença de autoridades municipais e convidados.

Haverá apresentações de grupos musicais de flauta doce (quartetos, duetos e quintetos), da Banda Filarmônica XV de Novembro Cabense e do recém criado do coral formado pelos alunos da escola, com idade de 9 a 12 anos. Serão entregues também os certificados aos alunos do 2º ano de iniciação musical. 

A Banda Filarmônica XV de Novembro irá homenagear os 99 anos de Luíz Gonzaga e apresentará ainda uma seleção das músicas do grupo Roupa Nova, músicas com temas natalinos e o tema do filme Jurassic Park.

A Escola de Música José Ladislau Pimentel foi criada pela Lei nº 1.149 em 1976, pelo então prefeito José Feliciano de Barros Neto. Ela foi efetivada em 13 de maio de 1977 e seu primeiro regente, o maestro Agrício Brás dos Santos. É formada atualmente por uma equipe de doze professores, quatro auxiliares administrativos e quatro zeladoras, e ensina a magia dos acordes para 800 jovens por ano. 

Para estudar na instituição musical, os interessados devem comparecer à escola, na Rua Vigário João Batista, n° 39, no centro da cidade, e apresentar uma foto 3 x 4 e cópia da certidão de nascimento. Crianças a partir dos 9 anos podem se inscrever acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3521-6752.


Texto: Giorgio Bruno- Estagiário da Secom/Cabo
Foto: João Barbosa

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Prefeitura se reúne com o MFST para discutir projeto habitacional






Representantes da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho se reuniram, na manhã desta quarta-feira (14/12), com integrantes do Movimento da Família Sem Teto (MFST), para discutir a parceria em um projeto habitacional que visa beneficiar 3 mil famílias. O encontro foi realizado no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha, e teve a presença dos secretários Luiz Pereira (Governo e Orçamento Participativo) e Luiz Lima (Defesa Social).

“A Prefeitura, sob o comando do Prefeito Lula Cabral, tem sido parceira constante dos movimentos sociais. Dessa forma tem buscado soluções que atendam as demandas da nossa população e a questão da habitação sempre mereceu do prefeito uma atenção especial. Lula Cabral entrará para a história como o prefeito que mais construiu casas para o povo da nossa cidade, frisou o secretário Luiz Pereira. 

“Queremos reafirmar a parceria com o MFST e envolver definitivamente a Cehab (Companhia Estadual de Habitação e Obras), para que o Estado cumpra a sua parte e nós possamos começar este projeto de moradia. Ainda no mês de dezembro, pretendemos promover um encontro com representantes da Secretaria das Cidades para discutir sobre as áreas que poderão ser destinadas pelo Estado com essa finalidade”, informou o secretário Luiz Pereira.

“Esse encontro foi para que a gente trouxesse os documentos necessários para encaminhar à Cehab cobrar uma atenção voltada ao povo, garantindo o inicio do projeto para a construção de casas”, disse o líder do movimento Arão Bezerra.

Texto: Samantha Rúbya – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Lula Cabral é destaque e recebe prêmio de Promoção do Desenvolvimento Rural








O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, foi um dos destaques na entrega da 8ª edição do Prêmio Governador Barbosa Sobrinho para o prefeito Empreendedor, realizada na noite dessa terça-feira (13/12), no Arcádia Recepções, em Apipucos. O prefeito foi o vencedor na categoria Promoção do Desenvolvimento Rural, fruto do trabalho que vem sendo executado em sua gestão no incentivo aos produtores rurais.

Diversas autoridades municipais e estaduais estiveram presentes na solenidade, que é promovida pelo Sebrae com o apoio da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). A premiação tem o objetivo de contemplar projetos e ações promovidas pelas prefeituras dos municípios no sentido de desenvolver as micro e pequenas empresas, que tenham resultados comprovados de estímulo ao crescimento dos pequenos negócios e de modernização da gestão pública.

O início da solenidade de entrega foi marcado por uma homenagem a Luiz Gonzaga. Em seguida, houve a entrega dos certificados de participação para os prefeitos dos municípios finalistas. Este ano, 65 prefeituras inscreveram seus projetos e 44 foram selecionadas. Em Pernambuco, o prêmio tem como diferencial a categorização das cidades em: pequenas cidades (até 30 mil habitantes); médias cidades (de 30 mil a 150 mil habitantes); e grandes cidades (mais de 150 mil habitantes).

“Essa premiação vem do reconhecimento que nós temos dado ao homem do campo. A apicultura do Cabo está recebendo um tratamento diferenciado, nós estamos dando todas as condições para que eles possam colher o melhor mel, e que possamos ser, a partir de agora, um exportador do nosso mel”, destacou lisonjeado o prefeito Lula Cabral.

Na ocasião, ele agradeceu à toda equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município e da Superintendência de Desenvolvimento Rural. “Eu tenho visto que nós, apesar de faltar apenas um ano para terminarmos o nosso mandato, estamos firmes, combatentes, trabalhando todos os dias para que possamos continuar essa nossa marca que é construir um novo tempo na cidade do Cabo”, comentou.

“Nós temos procurado incentivar nosso homem do campo porque, apesar do nosso crescimento econômico ter chegado para as indústrias, temos procurado dar condições que o homem do campo permaneça na área rural. Assim, surgiram essas ações da Prefeitura, como o processo de mecanização, o apoio à piscicultura e à apicultura, entre outras”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município, Abel Neto.

Prestigiaram a premiação o vice-prefeito do município, José Ivaldo Gomes; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gessé Valério; a primeira-dama, Polyana Pessoa; o deputado estadual Everaldo Cabral; vários secretários municipais e funcionários da Prefeitura.

Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa