quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Centros de Assistência Social atendem população carente em todo o município









O Cabo de Santo Agostinho conta, atualmente, com uma ampla rede de centros de assistência social, que atende a população das quatro gerências regionais. Essa rede é formada pelos cinco Centros de Referência da Assistência Social (Cras). O Cras é a unidade pública de assistência, responsável pelo serviço municipal de atendimento às famílias vulneráveis, em função da pobreza e de outros fatores de risco e da exclusão social. 

Os centros começaram a ser implantados em 2005, quando foram inaugurados os dois primeiros, um em Jussaral e o outro na Vila Roca. Em 2006, foram implantados os outros três Cras em Pontezinha, Charneca e Ponte dos Carvalhos, todos em pleno funcionamento. 

Segundo a secretária de Programas Sociais do Cabo, Edna Gomes, os Cras são a porta de entrada da assistência social no município. ”As famílias são atendidas nestes espaços para que seja feita uma avaliação da condição social e a promoção da autonomia das pessoas, oferecendo cursos, capacitação e fazendo encaminhamentos para as redes de atendimento do próprio município”, afirmou. 

Os cinco centros atendem as comunidades de Pontezinha, Ponte dos Carvalhos, Vila Roca, Charneca e Jussaral. Os usuários são, de acordo com as necessidades do local, crianças, adolescentes, jovens, adultos, gestantes, portadores de necessidades especiais e idosos. A equipe de cada Cras conta com coordenador, assistente social, psicólogo, estagiários e auxiliares administrativos. 

Entre as ações desenvolvidas pelo Cras estão visitas domiciliares, palestras, formação de grupos de convivência e de reflexão, encaminhamento e acompanhamento às famílias e campanhas socioeducativas, explicou a secretária Edna Gomes.

CRAS PONTEZINHA
End.: Rua Pau D’arco, n° 26
Fone: 81 3002.3035
Regional 03

CRAS PONTE DOS CARVALHOS
End.: Av. Prefeito Diomendes Ferreira, s/n°
Fone: 81 3522.1423
Regional 03

CRAS VILA ROCA
End.: Av. Escritor Israel Felipe, s/n°
Fone: 81 3521.6241
Regional 02

CRAS CHARNECA
End.: Rua 34, n° 35
Fone: 81 3518.1014
Regional 02

CRAS JUSSARAL
End.: Rua do Comércio, n° 60
Fone: 81 3516.3903
Regional 04 

Texto: Rafaela Jaques - Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário