terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Prefeito e governador participam da inauguração da última etapa do Sistema Pirapama





O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, participou, nessa segunda-feira (05/12), da inauguração da terceira e última etapa do Sistema Pirapama. A solenidade, presidida pelo governador Eduardo Campos, foi realizada na Estação de Tratamento de Água (ETA), no Cabo, e contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, funcionários da Compesa e moradores de diversos bairros da Região Metropolitana do Recife (RMR) beneficiados com a obra.

Considerada uma das maiores obras hídricas do País, o Sistema Pirapama começou a ser implantado em 2008 e foi executado em três etapas. Na primeira, concluída em julho de 2010, reforçou o abastecimento de água na RMR em mil litros por segundo. Já na segunda, concluída em outubro do mesmo ano, a produção aumentou para 2,5 mil l/s. Com a terceira etapa, o Grande Recife vai receber agora 5 mil l/s, capacidade máxima do sistema, que representa 50% de toda água produzida até então.

“Esta é uma das obras mais importantes do governo Eduardo Campos. Vai amenizar o sofrimento de muitos pernambucanos, principalmente da região metropolitana sul, pois, com a inauguração desta terceira etapa, teremos um aumento na oferta de água de 50%. Espero que essa água de Pirapama possa chegar com mais frequência também às casas dos moradores dos bairros São Francisco, Charneca, Novo Horizonte, Barbalho e de Ponte dos Carvalhos. Estou convicto de que isso se tornará realidade a partir de hoje”, ressaltou o prefeito Lula Cabral.

“Essa obra vai marcar a história do saneamento em Pernambuco. Daqui a 20 anos, quando se falar de saneamento nesse Estado, vai se falar de Pirapama. E nós temos 70 cidades construindo as suas ‘Pirapamas’, para melhorarmos ainda mais o abastecimento d’água no Estado”, declarou Eduardo Campos.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração os secretários estaduais de Recursos Hídricos e Energéticos, João Bosco de Almeida; das Cidades, Danilo Cabral; e da Casa Civil, Tadeu Alencar; o presidente da Compesa, Roberto Tavares; o senador Humberto Costa; a primeira-dama Renata Campos; além de deputados estaduais, secretários e vereadores municipais. O vice-prefeito do Cabo, José Ivaldo Gomes, e o presidente da Câmara de Vereadores, Gessé Valério, também prestigiaram o evento.

PIRAPAMA - O Sistema Pirapama é composto por uma barragem com capacidade para acumular 61 milhões de m3 de água e uma Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade para tratar mais de 5 mil litros de água por segundo. Três novos reservatórios foram construídos: Jordão, Cabo de Santo Agostinho e Ponte dos Carvalhos.

O projeto Pirapama foi fruto de uma parceria do Governo de Pernambuco com o Governo Federal, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além de resolver o problema de falta de água para grande parte da população, o Sistema movimentou a economia do Estado, gerando uma média de 2 mil empregos diretos durante a execução da obra. Além da capital, Pirapama também atende a bairros do Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes.

Texto: Raíza Muniz
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário