quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Cabenses são beneficiadas com o Programa Trabalho e Empreendedorismo da Mulher






80 mulheres do Cabo de Santo Agostinho foram contempladas com cursos do Programa Trabalho e Empreendedorismo da Mulher, uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República. Na tarde dessa quarta-feira (21/12), foi realizada a solenidade de entrega dos certificados de conclusão dos cursos, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro da Torrinha.

O programa, que no município contou com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria Executiva da Mulher, é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) e executado pelo Sebrae e pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (Business Professional Women – BPW). Em Pernambuco, tem parceria com a Secretaria Estadual da Mulher e está atuando em cidades da Região Metropolitana do Recife. 

Durante cerca de 60 dias, as cabenses adquiriram conhecimento na área de empreendedorismo, mercado de trabalho e formação sociopolítica. Ao todo, sete cursos foram oferecidos. “Mulher Empreendedora”, “Juntas somos fortes – trabalho é cooperativismo”, “Determinação Empreendedora” e “Aprender a apreender” foram ministrados pelo Sebrae. Já “Políticas Públicas”, “Educação Financeira” e “Alfabetização Digital” foram ministrados pelo BPW.

“O objetivo dessa ação foi o de fortalecer as mulheres no campo do empreendedorismo e promover a autoestima delas. Também visou aperfeiçoar as aptidões, as potencialidades de cada uma para que elas estejam aptas a competirem com o grande mercado”, destacou a secretária Executiva da Mulher do Cabo, Lucidalva Nascimento.

“A partir da elevação da autoestima dessas mulheres, elas podem ganhar autonomia financeira, alavancar novos negócios e fortalecer os já existentes, além de descobrir suas potencialidades. A ideia é que esses cursos mudem radicalmente a vida dessas mulheres”, frisou a coordenadora local do Ibam, Jussara Melo.

Na solenidade de entrega dos certificados, as concluintes expuseram alguns trabalhos e prestaram homenagens. “Esse programa foi muito importante para mim. Eu já fazia sorvete caseiro, vendia na minha comunidade, mas com os cursos aprendi a economizar, a organizar mais minhas despesas. Passei a dar mais valor ao meu trabalho”, disse emocionada a aluna Rejane Maria dos Prazeres, 37 anos, moradora de Pontezinha.

Também estiveram presentes na entrega dos certificados a coordenadora dos cursos do Sebrae, Cláudia Azevedo; a coordenadora dos cursos da BPW, Diana Alves; a técnica da Secretaria Estadual da Mulher responsável pelo programa em Pernambuco, Janete Rodrigues; a cientista social da Secretaria Estadual da Mulher, Suênia Pinto; e a representante do Centro das Mulheres do Cabo, Sílvia Cordeiro.

Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa e Ivan Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário