quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Conselheiros tutelares do Cabo são capacitados para utilizarem novo sistema de informação


DSC_2988
Conselheiros tutelares do Cabo de Santo Agostinho estão participando, nesta quarta e quinta-feira (25 e 26/09), de uma capacitação para a utilização do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia). As instruções estão sendo repassadas pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria da Criança e da Juventude, órgão responsável pela execução do sistema no Estado. A atividade está sendo ministrada na Secretaria de Programas Sociais, situada no Centro.
A formação terá carga horária de 16 horas e vai permitir que os conselheiros adquiram ainda mais conhecimentos sobre o sistema, através de exercícios práticos que serão realizados durante as aulas.
DSC_2989O sistema foi implantado no município no ano passado, mas de acordo com a coordenadora Estadual do Sistema, Tereza Nelman, este monitoramento junto aos conselheiros é muito importante para a utilização da ferramenta de forma eficaz. “Este software serve como um banco de dados municipal, estadual e federal, que auxilia no trabalho dos conselheiros permitindo um atendimento informatizado, além de ajudar na formulação de políticas públicas na área da infância e da adolescência do município”, pontuou.
Para o representante do Conselho de Jussaral, Elmo Lima, este é mais um reforço para capacitar o conselho. “Quem sai ganhando não são apenas os conselheiros, mas toda a população, já que o sistema garante um melhor desempenho das nossas atividades, assegurando assim um melhor atendimento à população”, destacou. Já a conselheira de Ponte dos Carvalhos e Pontezinha, Maria Ferreira de Deus, ressalta que o município, comparado a outras localidades, tem oferecido uma boa estrutura para que os representantes desses órgãos façam seu trabalho da melhor maneira. “Sabemos que ainda tem muita coisa para melhorar, mas a Secretaria de Programas Sociais tem contribuído bastante para a atuação dos conselheiros”, avaliou.
DSC_2982O Cabo possui atualmente quatro conselhos tutelares situados em regiões estratégicas para atender todo o município, são elas Gaibu – que abrange a área das praias -, Centro, Ponte dos Carvalhos e Jussaral, que engloba a área rural. Os 20 conselheiros titulares realizam atendimentos 24h.
SIPIA – É um instrumento de apoio à gestão em direitos da criança e do adolescente, que facilita a aplicação da Lei 8.069 de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA) em âmbito local, regional e nacional. Seu objetivo é fortalecer as ações do Sistema de Garantia de Direitos e qualificar a elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas de direitos humanos.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário