Os quatro profissionais, sendo um uruguaio (Gonzalo Ramiro Casaman), dois espanhóis (Miguel Angel Lombardo e David Jofre Alfocea) e uma brasileira formada na Espanha (Patrícia Dutra de Moura), foram selecionados na primeira chamada do programa e já tiveram um primeiro contato com equipes de saúde municipais no início deste mês. A partir desta sexta-feira, os médicos passarão por um período de adaptação, onde conhecerão toda a estrutura e os serviços que são oferecidos pela rede municipal.
Diversas autoridades estiveram presentes no ato, entre elas o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales; a vice-prefeita do Cabo, Edna Gomes; o secretário de Saúde do Cabo, Valter Kirzner; o deputado federal Fernando Ferro; a diretora de Atenção Primária em Saúde de Pernambuco, Afra Suassuna; e a coordenadora do Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (Nutes-UFPE), Magdala Novaes, além de secretários e vereadores municipais.
“A Atenção Básica tem uma característica estruturante. Este programa é uma vitória do País, do povo e de vocês”, ressaltou Mozart Sales. Ele também fez a entrega do documento que habilita estes trabalhadores a realizarem todos os atos médicos que a Legislação Brasileira permite. Dos quatro, apenas um, David Jofre, não recebeu o registro no ato. Ele deverá ser entregue na próxima semana. Os médicos ainda receberão tablets para acessar o Telessaúde, que busca melhorar a qualidade do atendimento prestado pela atenção básica no SUS, integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologia da informação.
O secretário Valter Kirzner destacou que a Atenção Básica será reforçada com o auxílio dos profissionais. “Atualmente, existem 42 postos de Saúde no município, com uma carência de oito médicos. Por isso, a necessidade de recebê-los para nos dar esse reforço. Desejo a todos eles sucesso. O que precisarem podem contar com a Secretaria”, destacou. Uma segunda chamada do programa está prevista para o início de outubro, onde o Cabo será contemplado com mais médicos. A vice-prefeita Edna Gomes também ressaltou a importância do programa. “É com muita satisfação que recebemos esses médicos, porque o nosso maior patrimônio é o povo. Trabalhamos com um único intuito: melhorar a qualidade de vida da população”, declarou.
Para o uruguaio Gonzalo Casaman, 31, ter sido selecionado é motivo de orgulho. “Nós estamos ansiosos para começar a trabalhar. Agradecemos a todos por terem nos dado a oportunidade de fazer parte deste programa”, comentou ele, que já se familiarizou com a língua portuguesa e acredita que o idioma não será nenhuma barreira para a boa prestação de serviço à população. “Tivemos um curso de acolhimento, e todas as medidas estão sendo cumpridas para garantir a qualidade do nosso trabalho”, disse.
Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário