A orla de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, recebeu neste sábado (21/09) uma atividade de conscientização ambiental para marcar o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. 80 voluntários e crianças da Escola Municipal Desembargador João Paes participaram ativamente das diversas ações desenvolvidas no local, que tiveram o objetivo de contribuir com orientações para conscientizar a população sobre o impacto ambiental causado com o acúmulo de lixo deixado nas praias. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Solar Coca-Cola.
A ação foi iniciada com uma palestra de orientação sobre a importância do descarte do lixo em lugares adequados. Logo em seguida, as crianças participaram de uma atividade lúdica e um mutirão foi formado para coletar resíduos na orla. Cada grupo contou com um coordenador voluntário que, além de coletar o lixo, fez anotações em um formulário padrão informando as quantidades recolhidas de cada item que compõem o lixo sólido. “Conseguimos arrecadar uma média de 200 kg em toda praia. Parte destes resíduos foi destinada à cooperativa de catadores (Coonserv)”, informou o gerente de Controle Ambiental da prefeitura, Harlley Belo.
O lixo recolhido na orla foi composto por 46% de plástico, 35% de metal, 5% de vidro, 7% de papel, 5% demadeira, 2% de borracha. Ainda de acordo com Harlley Belo estes dados são alarmantes. Uma vez que os plásticos representam quase metade do lixo, e não são degradáveis em curto prazo. “A vida útil destes materiais é longa devido à baixa taxa de biodegradação, e isso faz com que grandes quantidades de resíduos sólidos se acumulem nas praias”, explicou. “Conseguimos atingir nosso objetivo de sensibilizar os participantes e banhistas sobre a importância de preservar as nossas praias”, ressaltou o gerente.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário