Com o objetivo de fortalecer a identidade das mulheres que praticam as religiões de adoração aos Orixás, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou uma reunião na manhã dessa quinta-feira (19/09) com representantes do segmento. O encontro, realizado na sede da Secretaria Executiva de Cultura e Lazer, também teve o intuito de discutir políticas de igualdade racial, o enfrentamento ao racismo e o combate à violação da liberdade de crença e culto.
A atividade contou com a participação dos secretários de Cultura e Lazer, Rinaldo da Costa, de Assuntos Estratégicos, Ian Karlo, e da secretária Executiva da Mulher, Tereza Claudina, bem como representantes das secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento econômico.
Para o secretário Rinaldo da Costa, esta apresentação tem o intuito de mapear e identificar os terreiros existentes no município a fim de criar políticas públicas a partir destes dados. “Com o cadastro desses terreiros poderemos achar os problemas enfrentados pela categoria e mobilizar todas as secretarias responsáveis para criarmos um contato diferenciado e combater não só a desigualdade racial, mas também social e econômica”, explicou ele.
“Este primeiro encontro nos possibilita discutir diretrizes para criar um combate à violência e enfrentar o racismo contra a mulher negra. A prefeitura já trabalha neste segmento, mas poderemos agora fortificar as ações fazendo inclusão no PPA (PlanoPlurianal) do município”, comentou a coordenadora Executiva Colegiada da Rede de Mulheres de Terreiro, Vera Baroni.
Texto e fotos: Samantha Rúbya – Secom/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário