As ruas do distrito de Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho, foram palco, na tarde desse domingo (15/09), do encerramento das comemorações alusivas à Semana da Pátria. Com muita disposição e patriotismo, alunos, pais, professores e dirigentes desfilaram entusiasmados. O ato cívico contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito, Vado da Farmácia, o deputado Estadual Everaldo Cabral, além de vários secretários municipais e vereadores. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação.
Com o tema “Cabo de Santo Agostinho, cidade do desenvolvimento. 136 anos de riquezas naturais que encantam o Brasil”, as festividades alusivas à Independência do Brasil, comemorada no último dia 07, reuniram milhares de pessoas, que saíram de suas casas para prestigiar o civismo do município. A Banda Marcial da Guarda Municipal fez a abertura do desfile, seguida da escola Municipal Marquês do Recife e da banda Mayrê Gabriella (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Peti).
Em seguida, o grupo da 3ª Idade de Capoeira arrancou aplausos do público presente, pela disposição e energia. Além disso, as bandas Marciais Eudes Sobral, Armínio da Paz e a escola Professor Rosinaldo Barbosa atraíram os olhares de quem passava por Jussaral. O encerramento das atividades ficou por conta da participação especial das bandas Marciais Doutor Ivo Queiroz, de Vitória de Santo Antão e Juvenil Anjos de Cristo, de Ponte dos Carvalhos.
“Estamos encerrando a Semana da Pátria com bastante ânimo e alegria. Estou feliz em ver todos esses estudantes participando desse momento importante para todo o Brasil. Isso só realça o nosso compromisso com o povo do Cabo, de Pontezinha a Jussaral”, destacou o prefeito Vado.
De acordo com o secretário de Educação do município, Elias Santos, manter viva a tradição de comemorar o dia da Independência do Brasil, é passar para os nossos alunos, futuros cidadãos do amanhã, desde cedo, à importância do amor à nossa pátria. “É gratificante verificar o envolvimento de escolas, comunidades, alunos e professores participando das comemorações”, declarou.
Para a dona de casa Lindalva Maria, 45, é sempre uma emoção ver as escolas desfilando. “Todos os anos venho assistir e incentivo meus vizinhos a virem também”, pontuou. Já a aluna do 9º ano, Juliana Karen, não escondeu a alegria de estar desfilando pela primeira vez. “Estava muito nervosa, mas depois que comecei a andar pelas ruas fui adorando a sensação”, disse.
Os atos cívicos aconteceram em diversas localidades, iniciando no dia 1º deste mês, em Pontezinha. Várias escolas percorreram as principais ruas e avenidas da cidade durante a Semana da Pátria trabalhando diversos temas como as riquezas naturais, ritmos e danças, esportes, cultura e lazer, além do desenvolvimento do país. Os dirigentes das escolas receberam troféus de participação. Os eventos contaram com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário