O evento faz parte das atividades comemorativas ao sétimo ano de vigor da Lei 11.340/2006 – Lei Maria da Penha. A ação objetiva enfrentar a violência doméstica contra a mulher em Pernambuco. Numa parceria entre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), o programa prevê a realização de ações que vão desde um mutirão para acelerar o julgamento dos processos em trâmite nas varas de violência e familiar contra a mulher até a adoção de equipamentos eletrônicos (tornozeleiras) para monitorar os homens agressores.
Dentre as medidas do programa estão previstas a criação de delegacias, instalação de centros de referências especializados no atendimento à mulher, casas-abrigo, varas de violência doméstica e familiar contra a mulher e implantação de iniciativas inovadoras.
O Cabo já conta com equipamentos que amparam a mulher vitimizada e que auxiliam para que ela conquiste sua autosuficiência e resgate sua autoestima. Entre eles estão a Delegacia Especializada da Mulher (funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 17h na Vila Santo Inácio), a Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (situada no Centro , próximo ao Fórum) e o Centro de Referência Maria Purcina Siqueira Souto de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Sexista, além de contar com uma secretaria exclusiva para tratar de questões relacionadas ao gênero.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário