terça-feira, 24 de setembro de 2013

Município participa de lançamento do Programa Justiça para Mulheres Agora e Sempre


eventosecmulher2A secretária da Mulher do Cabo de Santo Agostinho, Maria Tereza Claudina, e um grupo de 60 mulheres do município participaram nessa segunda-feira (23/09) do lançamento do Programa Justiça para as Mulheres Agora e Sempre, que pretende reforçar as estratégias adotadas no plano estadual para prevenir, punir e erradicar a violência contra o gênero. A solenidade foi presidida pelo governador Eduardo Campos, no Centro de Convenções, em Olinda, e contou com a presença de várias autoridades estaduais, representantes da sociedade civil e do poder público.
eventosecmulher3Para a secretária Maria Tereza Claudina, a iniciativa vai contribuir para reduzir o número de casos de violência contra a mulher no Estado e fornecer subsídios para que elas se tornem mais confiantes e seguras até para denunciar os agressores. “Esta ação conjunta entre vários órgãos de Pernambuco vai agregar pessoas que estão em busca de um mesmo objetivo, garantir os direitos do gênero”, ressaltou.
O evento faz parte das atividades comemorativas ao sétimo ano de vigor da Lei 11.340/2006 – Lei Maria da Penha. A ação objetiva enfrentar a violência doméstica contra a mulher em Pernambuco. Numa parceria entre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), o programa prevê a realização de ações que vão desde um mutirão para acelerar o julgamento dos processos em trâmite nas varas de violência e familiar contra a mulher até a adoção de equipamentos eletrônicos (tornozeleiras) para monitorar os homens agressores.
eventosecmulher4
Dentre as medidas do programa estão previstas a criação de delegacias, instalação de centros de referências especializados no atendimento à mulher, casas-abrigo, varas de violência doméstica e familiar contra a mulher e implantação de iniciativas inovadoras.
O Cabo já conta com equipamentos que amparam a mulher vitimizada e que auxiliam para que ela conquiste sua autosuficiência e resgate sua autoestima. Entre eles estão a Delegacia Especializada da Mulher (funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 17h na Vila Santo Inácio),  a Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (situada no Centro , próximo ao Fórum) e o Centro de Referência Maria Purcina Siqueira Souto de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Sexista, além de contar com uma secretaria exclusiva para tratar de questões relacionadas ao gênero.
eventosecmulher1
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário