Pacientes da Rede de Saúde Mental do Cabo de Santo Agostinho estão participando, nessa terça-feira (24/09), da primeira aula do Projeto Jardim Cidadão. No curso, os alunos vão aprender técnicas de jardinagem. As aulas estão acontecendo na sala de oficina, na sede do Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas (CAPS-AD), no Centro da cidade.
O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde, através da Coordenação da Política de Saúde Mental. O “Jardim Cidadão”, que é financiado pelo Ministério da Saúde, visa melhorar a qualidade de vida de pessoas portadoras de transtorno psíquico e de dependentes químicos e outras drogas.
De acordo a coordenadora da Política de Saúde Mental do Cabo, Danielle Moura, a iniciativa tem como objetivo incentivar a reabilitação psicossocial. “Este projeto faz parte de uma série de ações que possibilitam a sensibilização e qualificação dos pacientes da Rede de Saúde Mental”, afirmou.
Os alunos vão participar das aulas teóricas, que seguem até final do mês de outubro, e das aulas práticas, que começam no início de novembro. Depois do curso, os pacientes vão atuar em jardins de órgãos públicos e privados, melhorando assim a autoestima e a renda familiar.
PROJETO – O “Jardim Cidadão” trabalha a inserção social dos pacientes da Rede de Saúde Mental do município por meio de um programa continuado. Além disso, a ação promove ainda a educação ambiental e a inclusão de pessoas portadoras de transtorno psíquico através do trabalho.
Texto e fotos: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário