Os microempreendedores do Cabo de Santo Agostinho assistiram nessa quinta-feira (19/09) a uma palestra de apresentação do Programa Governo Cliente. A ação tem o objetivo de contribuir para o aumento da participação das microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais nas compras governamentais. O programa é uma iniciativa do Governo do Estado e sua apresentação foi trazida para o município por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A palestra foi ministrada no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha.
Integrantes das secretarias de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo e Administração e da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe) compartilharam informações importantes para os presentes que podem ajudá-los a se tornarem fornecedores do Governo nas três esferas, Municipal, Estadual e Federal e ainda do Sistema S, já que a partir do momento que eles estiveram habilitados poderão participar de qualquer licitação, pregão, entre outros.
Foram explorados os três eixos que norteiam o programa, licitação acessível – que destacam a Lei Complementar Nº123/2006 e o Decreto Estadual Nº38.493/2012 que garantem mecanismos de priorização das MPEs -; fornecedor qualificado – oferece capacitação, treinamento e oficinas de forma gratuita para que os microempreendedores possam estruturar melhor o seu negócio e melhorar a qualidade do seu produto; o crédito facilitado- com taxas acessíveis que garantem o financiamento de capital de giro para atender as demandas das licitações.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Cabo, José Severino Belo, esta é uma grande oportunidade onde ganha o município e o segmento do empreendedorismo. “Com esse programa estamos mostrando que as MPEs estão sendo vistas com outros olhos. O município e o estado estão oferecendo uma grande oportunidade de negócio para as pequenas e médias empresas e empreendedores individuais da região”, destacou.
Para o microempreendedor Ricardo Neves, 51, morador de Pirapama, o programa em si é muito bom. “Esta é uma boa oportunidade para muitos empresários. Mas é preciso que seja feito um acompanhamento”, opinou. “Informação é sempre bem vinda e esse incentivo que estamos tendo é muito importante”, pontuou o empresário do segmento de tecnologia Antônio Eduardo, 34. O secretário da Juventude e Esportes, César Paiva, e o ouvidor do município, Daniel Santos, marcaram presença no evento.
Texto: Loyane Farias – Secom/cabo
Fotos: Randy Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário