quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Casas populares começam a ser entregues em Jussaral para beneficiar famílias rurais


entregacasajussaral06Moradias populares construídas no distrito de Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho, começaram a ser entregues nesta quinta-feira (19/12). Através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNRH) – integrado ao Programa Minha Casa, Minha Vida – 50 novas residências vão beneficiar famílias da região, que até então viviam em casas de taipa, arriscados a desenvolver a doença de chagas. 12 delas foram entregues nesta quinta durante um ato realizado na área onde as moradias estão localizadas, com a presença de várias autoridades, entre elas a vice-prefeita do município, Edna Gomes.
entregacasajussaral03
O projeto se tornou realidade em Jussaral graças a um convênio firmado entre a Caixa Econômica Federal, o Instituto de Defesa e Integração Social (Idis), as famílias beneficiadas e os governos federal e municipal. Durante a primeira etapa de entrega das casas, os representantes do Idis homenagearam o prefeito Vado da Farmácia pelo seu empenho em ser parceiro desta iniciativa. Na ocasião, duas moradoras receberam emocionadas as chaves de suas casas das mãos da vice-prefeita.
“Cuidar das pessoas é cuidar também das condições de moradias das pessoas, e essa é uma das preocupações da gestão do prefeito Vado. O que vemos hoje aqui é justiça social. Muitos sonham em ter uma casa própria e hoje vocês estão conseguindo realizar esse sonho”, destacou a vice-prefeita. “Entregar moradias dignas como essas é resgatar a cidadania dessas famílias que estavam vivendo em casas de taipa, arriscadas a vários riscos, inclusive a ter doença de chagas”, comentou o secretário Municipal de Governo, Luiz Pereira.
entregacasajussaral05Cada casa possui 44 m², piso em cerâmica, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. As famílias contempladas com as residências também receberão acompanhamento através de um trabalho social realizado pelo Idis. As obras de construção foram executadas por pedreiros da própria região, gerando emprego e renda.
De acordo com o diretor geral do instituto, Sidney Cavalcanti, além das 12 casas nesta quinta-feira, mais oito serão entregues na próxima semana. “Vamos entregar nesta primeira etapa o total de 20 das 50 moradias populares feitas neste programa. Nossa intenção é expandi-lo para construir mais casas em Jussaral”, ressaltou Sidney, explicando que as famílias foram escolhidas através de uma seleção que verificou a necessidade de cada um seguindo os critérios da Caixa, com a ajuda da própria comunidade.
entregacasajussaral02A dona de casa Viviane Ana da Costa, 26, não escondia a alegria em receber as chaves de seu novo lar. “Minha antiga casa já estava caindo e graças a Deus e a vocês conseguimos realizar um sonho”, disse ela emocionada. Viviane é casada e tem três filhos pequenos. Edna Ferreira de Lima, 27, também recebeu as chaves e não vê a hora de se mudar para sua nova residência. “É uma felicidade muito grande. Há dez anos sou casada e vivia numa casa de taipa, sem condições, agora ganhamos este presente”, declarou a dona de casa.
Também prestigiaram a entrega das primeiras casas do programa os secretários Ian Karlo (Assuntos Estratégicos) e Moisés Xavier (Orçamento Participativo); o assessor do Gabinete, Wellington Stevens; e a superintendente de Articulação Política, Micheline Silva.
Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Um comentário: