sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Município encerra 2013 com avanços na área da educação


Professora_do_Municipio_400X300RandyAugusto01O Cabo de Santo Agostinho encerra 2013 com significativos avanços na área da educação municipal, que tem uma rede formada por 97 escolas, 29.415 alunos e 1.615  professores. Ao longo deste ano, muitos investimentos foram feitos pela Prefeitura Municipal para cada vez mais oferecer uma educação de melhor qualidade aos cabenses.
Os avanços são frutos de ações como a valorização dos professores e alunos, melhoria na infraestrutura das unidades de ensino e o bom apoio pedagógico. A rede de ensino também ganhou reforços com a contratação de mais 93 profissionais, aprovados em seleção simplificada realizada pela Secretaria de Educação. A qualificação e o acompanhamento pedagógico dos profissionais da rede também foram intensificados, através das formações continuadas.
entregadosonibus04A aquisição de quatro novos ônibus, em agosto deste ano, serviu para reforçar a frota de coletivo escolar. Os veículos já estão beneficiando alunos da área urbana e rural, sobretudo aqueles que possuem dificuldades de locomoção, já que os ônibus são adaptados com elevador para garantir a acessibilidade de todos os estudantes, como determinou o prefeito Vado da Farmácia logo no início de sua gestão.
De acordo com o secretário de Educação, Elias Santos, os planos para 2014 incluem ações que vão desde avanços pedagógicos a melhorias nas estruturas físicas das unidades de ensino. “No próximo ano a gestão do prefeito Vado vai entregar à população mais uma escola-modelo e uma creche, do Proinfância, ambos situados em Garapu”, destacou. “Daremos prosseguimento às formações continuadas dos docentes que é algo fundamental para garantir a qualidade do ensino”, completou.
Escola Modelo Ponte dos Carvalhos 02 -  FOTO JOaO BARBOSAO Proinfância Espaço Educativo Infantil vai contar com salas para creche e educação infantil, sala de multiuso/informática e pátio coberto para área de convivência, além de refeitório e banheiros. A sétima escola-modelo do município que está sendo construída em uma área de aproximadamente 4 mil m², em Garapu, vai atender o mesmo padrão das outras escolas-modelo com salas de aula, de informática, biblioteca, refeitório, guarita, quadra poliesportiva e banheiros.
Além dos novos equipamentos, diversas escolas localizadas na área urbana e rural receberam serviços de manutenção em 2013 para atender melhor os alunos. Além disso, vários projetos pedagógicos da Secretaria de Educação foram colocados em prática e ajudaram a levar ainda mais conhecimento e o exercício da cidadania para crianças e jovens do município. Entre eles, o concurso de Educação Fiscal, o Projeto Fabricando Arte, a Semana da Pátria e a de Ciência e Tecnologia, entre outros.
edit eventoeducacaofinanceira 005A presidente do Sindicato dos Professores do Cabo de Santo Agostinho (Sinpec), Joseilda Barboza, também comemora as conquistas da categoria no ano de 2013 destacando que o prefeito Vado tem se comprometido com a classe. “A atual gestão tem uma boa relação com o sindicato e o prefeito está sempre aberto para ouvir as revindicações dos professores. Nesse primeiro ano ele antecipou o pagamento das férias tanto de 2013 e agora de 2014 e o 13º e ainda manteve o piso salarial da categoria, conforme é previsto em lei”, relatou.
Elias Santos ainda destacou que o ano de 2013 foi um ano difícil para quase todas as prefeituras, principalmente por conta da redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Mesmo assim, a educação municipal avançou em diversos aspectos. Este ano priorizamos a reestruturação da Secretaria de Educação, preparando a rede de ensino para colher os resultados deste trabalho em 2014”, ressaltou.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos:João Barbosa e Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário