Técnicos da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho participaram do 1° Encontro Norte/Nordeste de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua. O evento ocorreu na última quinta-feira (28/11), com o objetivo de oferecer oficinas para os moradores de rua sobre os serviços da assistência e saúde que são oferecidos pelo poder público, e proporcionar um espaço para que os mesmos pudessem expressar suas necessidades, a fim de desenvolver políticas públicas para essa parte da população. A ação aconteceu na Praça da Rua da Aurora, em Recife.
O encontro é uma iniciativa do Fórum Metropolitano de População de Rua, criado desde 2011 e representado por seis municípios prioritários (Recife, Olinda, Camaragibe, Paulista, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho), pela sociedade civil e por organizações não governamentais, o Pequeno Nazareno e o Movimento Ruas e Praças.
A atividade envolveu cerca de 200 pessoas que, na ocasião, além de receber alimentação, tiveram a oportunidade de se vacinar e fazer exames de tuberculose. Foram criados três grupos: Criança e Adolescente em Situação de Rua; Criança e Adolescente em Acolhimento Institucional e Educadores que trabalham com população de rua. Ao final, cada um dos grupos elegeu seus representantes para apresentar, em audiência pública, à Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa de Pernambuco, alternativas que venham contribuir para uma melhor qualidade de vida desse público específico.
O município do Cabo foi representado pela Secretaria de Programas Sociais, através da Coordenação do CREAS e da Secretaria de Saúde, através da Coordenação de Saúde Mental.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário