terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Município serviu de arena para diversas competições esportivas em 2013


Semifinal_CampeonatoRural_RandyAugusto03O ano de 2013 foi bastante produtivo na área dos esportes no Cabo de Santo Agostinho. Quatro grandes campeonatos foram organizados pelo Governo Municipal, Futsal (masculino e feminino), de Areia e Rural, com a participação de 171 equipes ao todo.  Além de torneios, corridas, copas e passeios ciclísticos realizados pela Secretaria Executiva da Juventude e Esportes, dezenas de competições organizadas por diversos segmentos receberam o apoio da prefeitura, assim como atletas cabenses, que representaram o município em eventos esportivos espalhados pelo país e até no exterior.
evento surf 1De acordo com o secretário, Cesar Paiva, foram muitos os ganhos na área esportiva no primeiro ano de gestão do prefeito Vado da Farmácia. Um dos destaques pôde ser notado na Praia de Itapuama, que voltou a receber importantes circuitos de surf. No início de julho, houve o Itapuama Surf Festival, com a etapa do campeonato Cyclone Bali Pernambucano, que atraiu atletas amadores e profissionais de vários estados, e a 2ª etapa do Circuito Brasileiro de Longboard Pro, com a participação de estrelas do surf nacional e mundial.
2013-07-13 19.48.17 - CopiaO sucesso foi tanto que o prefeito Vado recebeu uma homenagem. Os organizadores da competição e os surfistas participantes entregaram uma placa de agradecimento ao incentivo dado pelo gestor municipal para a realização do evento na praia, o que movimentou também o turismo e o comércio local. Ao longo de 2013 Itapuama ainda foi palco para a 2ª etapa do Super Abreus Open de Bodyboarding e para o Super Abreus Festival de Surf.
Torneios nacionais de outras modalidades também aportaram no Cabo, como o Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas, que aconteceu na quadra da escola-modelo de Ponte dos Carvalhos em novembro último. “A qualidade das nossas quadras poliesportivas é um fator positivo para essas competições escolherem o município como sede de jogos”, comentou o secretário.
kirtysbbcampea1A prefeitura também incentiva e apoia os passos dados por atletas da terra. Um exemplo disto é a surfista Kirtys Montenegro, 18 anos. “Se não fosse a ajuda da Prefeitura, não teria ido para alguns campeonatos brasileiros. Agradeço muito pelo apoio”, frisou ela, que recentemente conquistou o primeiro lugar na 2ª etapa profissional do Campeonato Brasileiro de Bodyboard, na Bahia.
Uma grande conquista para o município no campo dos esportes, segundo Cesar Paiva, foi o Centro de Referência Esportiva Pernambuco (CRE-PE), implantado no mês de junho em Ponte dos Carvalhos. Com sede na quadra poliesportiva Gilberto Farias do Monto (Gibão), o projeto é patrocinado pela Petrobras que, através do Programa Esporte & Cidadania, está sendo executado pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania em parceria com o Governo Municipal.
gibaoponte-1Além de uma ampla área para disputa de jogos, o espaço possui salas para atendimento psicossocial aos incluídos no programa. 22 profissionais estão envolvidos no projeto, que terá duração de dois anos podendo ser renovado por mais dois. Estes profissionais são professores de educação física, estagiários da área, psicóloga, assistente social, pedagoga e assistente administrativa. Estão distribuídos em vagas de nove modalidades esportivas como: handebol, basquete, futebol de campo, futsal, vôlei, natação, taekwondo, boxe e oficinas de jogos recreativos.
De acordo com o coordenador geral do centro, Thyago Santos, foram inscritos no programa 530 alunos crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos do Cabo. “Os frutos deste trabalho estão sendo muito bons, pois o esporte é só um meio para transformar estes jovens em verdadeiros cidadãos”, disse.
passeiobikepontezinha01Até as tradicionais atividades esportivas durante o aniversário do Cabo, em julho, tiveram novidades este ano. A Corrida da Ladeira apostou na tecnologia para ajudar na cronometragem e garantir ainda mais precisão nos resultados, adaptando no tênis de cada corredor um chip. O bairro de Pontezinha teve o seu primeiro Passeio Ciclístico, assim como Ponte dos Carvalhos, com sua 5ª edição.
Para o secretário Cesar Paiva, mesmo com algumas dificuldades encontradas devido a queda na receita municipal, que também atingiu a maioria dos municípios brasileiros, a gestão soube desempenhar um bom trabalho. “Sabemos que o governo estava ajustando as contas do município, mas mesmo assim nos deu condições necessárias para executarmos muitas atividades na área dos esportes”, destacou. Melqzedeque Lima,  técnico do Valência, time vencedor do 6° Campeonato Masculino de Futsal, agradeceu a secretaria pela organização. “Sabemos que não é fácil fazer campeonatos deste porte e a gestão está de parabéns, pela estrutura e pelas quadras cheias”, destacou.
Final_2ªfase_Futsal_RandyAugusto02







Texto: Raíza Muniz e Cristiane Ferreira – Secom/Cabo
Fotos:  João Barbosa e Randy Augusto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário