quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Prefeitura começa a traçar as primeiras ações do Pacto Pela Vida Municipal


reuniao_do_Gov_presente_Randy01Os resultados do 1º Seminário do Pacto Pela Vida Municipal, promovido pela Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho em parceria com o Governo do Estado no mês de outubro, foram apresentados nesta terça-feira (03/12) em uma reunião que envolveu a vice-prefeita, Edna Gomes, secretários e a equipe técnica municipal. O encontro teve o objetivo de apresentar as demandas levantadas pela população no seminário e que vão nortear as primeiras ações do programa no município. A reunião aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), situado na Torrinha.
reuniao_do_Gov_presente_Randy02O Pacto Pela Vida Municipal visa a prevenção e o combate à violência através de ações integradas. O secretário de Governo, Luiz Pereira, apresentou uma série de propostas levantadas nas salas temáticas do seminário e que vão gerar a criação de seis câmaras temáticas. Serão elas Defesa Social; Educação, cultura, esportes e juventude; Ministério Público, Poder Judiciário e Defensoria; Agricultura, comércio, indústria e serviços; Saúde, programas sociais e enfrentamento às drogas; Prevenção à violência contra a mulher, criança e adolescentes. As câmaras servirão como um canal permanente de comunicação entre a população e o poder público.
Neste espaço, comunidades, segmentos e diversos atores vão poder apresentar demandas ligadas diretamente a políticas de segurança que gerarão ações por parte das secretarias envolvidas e serão mensalmente monitoradas e cobradas pelo comitê gestor do programa. “O nosso município tem um cultura participativa e é justamente isso que queremos resgatar com esse programa, já que ele só funciona se todos estiverem envolvidos na mesma causa”, destacou. “A ferramenta nós temos que é o Pacto Pela Vida. Para começar só faltava vontade política que já existe no prefeito Vado, então agora vamos fazer junto esse pacto para tornar a vida da população cabense ainda melhor”, ressaltou o secretário Luiz Pereira.
reuniao_do_Gov_presente_Randy03A vice-prefeita, Edna Gomes, também reforçou a importância do envolvimento de todos para construir uma cidade mais segura e menos desigual. “Esse programa é muito bem pensado. Sempre defendi que o governo deve estar próximo da população e essa é a ideia. Se cada um cumprir com sua missão podemos construir um amanhã cada vez melhor”,  relatou.
O secretário Luiz Pereira ainda informou que em breve o município também vai contar com o Programa Governo Presente de Ações Integradas para Cidadania, do Governo do Estado, que está inserido no Pacto Pela Vida. O Programa tem como público alvo segmentos sociais mais expostos à violência e a criminalidade.
Texto: Loyane Farias -Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário