sexta-feira, 15 de junho de 2018
Agricultores rurais esperam ter boas vendas na tradicional feira do milho
Apesar da colheita de milho, em 2018, ser em número menor comparado ao ano de 2017, o oferta do cereal na tradicional “Feira do Milho”, no pátio do Caic, centro do Cabo, deve atingir 500 mil unidades ou 10 mil mãos. A feira do milho é um evento que causa larga espera nos agricultores familiares por causa da sua grande quantidade de venda e a ampliação dessa comercialização.
Segundo o Superintendente de Desenvolvimento Rural, Aziel Almeida, os
agricultores contaram com o apoio da Prefeitura do Cabo para o fornecimento de sementes, preparação do solo e escoamento do milho. Sua expectativa para a feira, que acontece no dia 23 de junho, é positiva. Apesar da grande quantidade de chuva que caiu no município, a safra de 2018 será de cerca de 70% do plantio realizado.
De acordo com o superintendente de Abastecimento, Alexandre Guedes, a comercialização do milho já teve início esta semana. O preço da mão (50 unidades) varia entre R$ 20 e R$ 30. “Durante este início até o dia 23, dia da 26ª edição da Feita do Milho, estaremos monitorando a comercialização no pátio do Caic”, destacou.
Este ano, a Superintendência de Desenvolvimento Rural distribuiu mais de mil sementes de milhos para os agricultores familiares nos engenhos de : Tapuji de baixo, Arariba de baixo, Pau Santo, Ipiranga, Sacambú, Retiro, Matas, Olinda Velha, Gurjaú, São Salvador e Mato Grosso. Preferido pelos agricultores familiares pela precocidade de produção, o milho e distribuído em datas específicas para que se tenha este produto no mês junino.
“A feira do milho do Cabo de Santo Agostinho tem grande repercussão na região, movimentando e esquentando ainda mais a economia do município, levando renda para os agricultores, o que mais interessa para o governo municipal”, comenta Alexandre Guedes. “Recebemos também milho de outras cidades como Amaraji, Primavera, Cortês, Palmares, Vitória, Ipojuca, Pombos, Ribeirão e Ceasa, trazem e comercializam o milho que praticamente vendem todo o produto”.
Texto: Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
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