segunda-feira, 4 de junho de 2018

Pré-natal é tema de workshop para profissionais de saúde

O acompanhamento de gestantes na rede municipal de saúde é o tema do workshop realizado na tarde desta segunda-feira (04/06), envolvendo profissionais da área. De acordo com a coordenadora interina de Políticas de Saúde da Mulher, Regina Leitão, a proposta é dar suporte às equipes com o intuito de qualificar as ações na fase do pré-natal, enfoque do treinamento.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Cabo de Santo Agostinho mantém os índices preconizados para o atendimento e
assistência pré-natal na rede pública. Atenção à gestante e ao bebê; consultas; pré-natal de alto risco; acompanhamento da saúde da futura mamãe foram algumas das questões discutidas pelos profissionais – enfermeiros e médicos que atuam nas Unidades de Saúde, policlínicas e maternidade.

Segundo Regina Leitão, existem 3 mil gestantes em acompanhamento de pré-natal no município. Deste total, 64% fazem de 7 a mais consultas. “Estes dados são fornecidos pelo Sistema Nacional de Nascidos (Sinan) e mostra que as futuras mamães entendem a importância dos cuidados, desde a descoberta da gravidez até a fase de nascimento do bebê”, destaca Regina Leitão.

Nos últimos 10 anos, o Cabo de Santo Agostinho vem mantendo a média de 3 mil nascidos vivos, anualmente. Em 2017 não houve registros de morte materna. A Secretaria de Saúde também informa que do número de partos realizados no município, 79% são realizados na maternidade pública e 53% são partos naturais.

O acompanhamento pré-natal é oferecido nas USFs, policlínicas e centros de referência de saúde da mulher.


Texto: Ana Cristina Lima/Secom
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário