Destacar a importância do combate ao trabalho infantil é o objetivo das ações de conscientização em várias localidades do município. A praia de Gaibu recebeu no último sábado (16/06) cerca de 20 técnicos que atuam nas Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), unidades vinculadas a Secretaria de Programas Sociais, para sensibilização.
Auxiliados por arte educador e apoio de material gráfico (adesivos, panfletos e marca-texto) o grupo foi dividido em duas equipes com a proposta de alcançar o maior número de pessoas. Um carro de som alertava a passagem da campanha para os comerciantes, moradores e visitantes da praia. A programação em referência ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil envolve vários pólos no município. A próxima localidade a receber essa ação será o Mercadão, área de lazer e comercialização de hortifruti.
Josileide Lima, gerente do programa e coordenadora, afirma: “o objetivo dessas ações é mobilizar a sociedade, com intuito de alertar e esclarecer sobre o enfrentamento e o combate ao trabalho infantil”. A meta é fazer com que essas atividades culminem na retirada das crianças e adolescentes do trabalho e impedir a violação de seus direitos, promovendo o bom desenvolvimento físico e psíquico.
A comerciante Maria de Lourdes recepcionou a equipe e mostrou-se bastante satisfeita com a ação uma vez que presencia, principalmente nos fins de semana, crianças auxiliando os pais na comercialização de vários produtos. “É importante esclarecer a proibição porque sempre vimos crianças de passagem com amendoins, óculos, frutas, entre outros”, disse.
SAIBA MAIS: Conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é proibido qualquer trabalho para menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos. Desta forma, o enfrentamento ao trabalho infantil é fundamental no processo de efetiva conquista dos direitos das crianças e adolescentes, desafiando e mobilizando toda a sociedade a assumir a exercerem sua cidadania em defesa deste público.
Texto: Eva Pereira
Fotos: Naftali Emidio e Eder Matias
Nenhum comentário:
Postar um comentário