A emoção imperou entre os convidados durante o resultado da etapa final do I Concurso Municipal de Leitura no Cabo de Santo Agostinho. O encontro realizado nesta sexta-feira (08/06), no auditório do Centro Administrativo Municipal – Torrinha, premiou três estudantes do quarto ano pelo esforço, desenvoltura e dedicação com um kit leitura e um aparelho eletrônico (tablet), ambos com o intuito de auxiliá-los durante o processo de aprendizado.
O destaque do evento foi a aluna Júlia Roberta da Silva Gomes da Escola Municipal Renato Paulo de Senna e grande vencedora do concurso. Ela vai representar o município no 8° Concurso Ler Bem – Projeto da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidoras a ser realizado no segundo semestre.
Incentivar e estimular uma viagem no imaginário através do universo da leitura, foi essa a proposta que a Secretaria de Educação proporcionou ao realizar esse primeiro concurso de leitura. “Todos os alunos que se apresentaram já são grandes vencedores, acrescentamos saber, conhecimento, valores e aprimora-os através da educação. Parabéns a todos! ” afirmou a secretária de Educação, Sueli Nunes.
As atividades foram iniciadas com a apresentação da companhia de arte educadores Brincantes realizando dinâmicas do Projeto Palavra Cantada, dessa forma minimizaram o estresse da apresentação e trouxe mais leveza para os finalistas, além de facilitarem para que as crianças entrassem no ritmo.
A metodologia aplicada foi a leitura de dois textos, um conto e uma fábula, em seguida os jurados observaram vários aspectos como entonação, espontaneidade, entre outros. Oito estudantes foram escolhidos durante a apresentação prévia de 32 alunos que participaram do processo seletivo. Todos os alunos que participaram do concurso receberam um certificado de participação e uma medalha simbólica. As escolas e dirigentes também foram reconhecidos pelo desenvolvido.
Texto: Eva Pereira – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa