Junho é considerado o mês Violeta, e especialmente nesta sexta-feira (15/06) marca o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Em comemoração ao dia, a Secretaria de Programas Sociais em conjunto com a UFRPE, realizou um evento no auditório da unidade acadêmica, no Cabo de Santo Agostinho, com a presença de aproximadamente 95 idosos que são atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
“O Junho Violeta é muito importante, pois nós sabemos que as agressões, a falta de atenção e de respeito para com o idoso é grande demais. Este mês veio apenas para somar e fazer com que as pessoas se conscientizem que o idoso é o alicerce da família”, explica a coordenadora da Pessoa Idosa, Ana Soares.
A programação do evento foi marcada por uma exposição das oficinas de artesanato feitas pelos próprios idosos, comidas típicas e forró para animar a tarde.
Segundo o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, nos primeiros meses de 2018, foram registradas 165 denúncias sobre e violação de direitos de idosos. “Os idosos não são respeitados, um exemplo disso são as filas de ônibus em que as pessoas não respeitam nossa prioridade. A população precisa entender os nossos direitos, por isso que o Junho Violeta é importante”, destaca Severina Cícera, de 69 anos.

Texto: Secom/Cabo