sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Ação educativa marca o “Dia D” de Combate à Dengue no Cabo


Dengue1indexPara alertar a população e evitar o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Saúde realizou na manhã desta sexta-feira (29/11), o “Dia D” de Combate à Dengue. A mobilização aconteceu no pátio de eventos Mercado Público (Mercadão), localizado no Centro do Cabo, e contou com a participação de centenas de pessoas que trafegam pelo local. Dengue3index
Durante toda a manhã, foram realizadas ações educativas na região do entorno do Mercadão com a participação dos Agentes de Combate a Endemias que distribuíram material educativo e orientaram a população sobre os cuidados que devem ser tomados com a doença e as principais formas de preveni-la. “Essa ação é muito boa. A gente recebe orientação e aprende um pouco mais sobre como se prevenir contra a dengue e outras doenças”, afirmou a dona de casa, Maria de Fátima (32), moradora do bairro Charneca.
A coordenadora do Programa de Controle à Dengue, Erika Murayama, ressaltou a importância do evento. “Nosso objetivo é fortalecer a mobilização popular. O sucesso do controle da dengue depende principalmente da população, adotando as medidas de preservação e manutenção de seus imóveis”, declarou. 
Dengue4index
Já a gerente de Vigilância em Saúde, Maria Eugênia Gama, comentou que a prevenção evita o adoecimento. “Dentro das Políticas de Saúde estão ações educativas. É nessas atividades que orientamos e assim, eliminamos uma série de agravos”, informou. “Muitas vezes as pessoas adoecem por falta de conhecimento”, completou ela. 

Dengue7index
No local foram instalados vários stands com prestação de serviços à população como verificação de pressão arterial, glicemia e vacinação, oficina de materiais recicláveis, orientação sobre as doenças sexualmente transmissíveis e a distribuição de material educativo, brindes e preservativos.
Segundo Erika Murayama, todos os dias os Agentes de Combate a Endemias estão nas ruas vistoriando as áreas urbanas. “Eles trabalham inspecionando as casas e eliminando os focos de dengue”, explicou. Ela ainda fez um apelo para população. “Abram as portas de suas casas para que os agentes possam fazer as vistorias”, ressaltou a coordenadora.
SERVIÇO- Para informações ou denúncias sobre possíveis focos de dengue devem ser feitas através dos telefones 3524-9030 ou 3521-6720. Dengue8index
Texto e fotos: Amanda Falcão- Ascom da Saúde/ Cabo

Escolas municipais apresentam trabalhos do Concurso de Educação Fiscal



educacao_Fiscal_01RandyAugusto (11).jpgEstudantes de 14 escolas da rede municipal de ensino do Cabo de Santo Agostinho apresentaram, nesta sexta-feira (29/11), os trabalhos desenvolvidos para o Concurso de Educação Fiscal, promovido pela Prefeitura Municipal. Inspirados no tema “Um olhar fiscal sobre o município”, os alunos mostraram com muita criatividade e irreverência que compreenderam bem a mensagem que a competição quis trazer para os futuros cidadãos. A atividade aconteceu no pátio da estação de trem, no centro da cidade, e é uma ação conjunta das secretarias de Educação e Finanças e Arrecadação.
Apresentações de paródias, danças e peças teatrais sobre a temática animaram os que acompanham a atividade. Stands com maquetes, cartazes e fantoches também mostravam todo o conteúdo trabalhado com a comunidade escolar, desde o mês de julho quando o concurso foi lançado. Os projetos tinham o intuito de incentivar a participação cidadã e a consciência fiscal dos estudantes quanto ao papel social dos tributos e dos orçamentos públicos.
educacao_Fiscal_01RandyAugusto (12).jpg“É muito bom ver essa conscientização da comunidade escolar. Estes que serão os futuros contribuintes do nosso município”, ressaltou o secretário de Gestão Pública, Lusivan Oliveira. A coordenadora do Programa de Educação Fiscal, Laudiceia Ribeiro, avaliou como positivo todo o trabalho desenvolvido. “A forma como os alunos acolheram e refletiram sobre a temática dos tributos superou nossas expectativas”, ressaltou. “Hoje as crianças se encontram muito mais conscientes em relação à importância da arrecadação dos tributos para o desenvolvimento do município”, observou uma das integrantes da comissão organizadora do concurso pela Secretaria de Educação, Cassandra Trajano.
A estudante Pâmela Valéria do Nascimento, do 5º ano da Escola Municipal Renato Paulo Sena, gostou muito de ter participado do concurso. “Foi divertido, tivemos aulas diferentes e aprendemos que devemos cumprir nossos deveres pagando os impostos e também exigindo a nota fiscal, para que melhorias sejam feitas na nossa cidade”, pontuou. “Adquirir conhecimentos e orientei também meus familiares para o pagamento dos tributos e o acompanhamento da aplicação dos recursos por parte da prefeitura”, relatou o aluno Bruno Henrique da Silva, 14, da 8ª série da Escola Municipal Paulo Freire.
As três escolas vencedoras terão seus nomes anunciados em breve pela comissão organizadora do concurso. Prestigiaram a atividade o assessor de Gabinete, Wellington Mendes e o secretário de Comunicação, Carlos Sinésio. Na ocasião, O Grupo das Mulheres Empreendedoras do município também ocuparam stands para expor e comercializar seus trabalhos artesanais.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

23ª edição da Feaca começa nesta sexta-feira na Destilaria


A 23ª edição da Feira Empresarial e Agroindustrial do Cabo de Santo Agostinho (Feaca) acontece a partir desta sexta-feira (29/11), às 19h, no pátio em frente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no bairro da Destilaria. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e segue com diversas atividades até o próximo dia 08 de dezembro.
A programação prevê durante os dias da feira exposições com máquinas e equipamentos agrícolas, artefatos e artigos em couro, animais de pequeno e grande porte, comércio de comidas regionais e típicas, artes plásticas em geral, stands empresariais e de artesanato e shows musicais. Além disso, os participantes poderão desfrutar de brincadeiras em um parque de diversões.
“O objetivo da Feaca é mostrar para a sociedade o que temos de melhor nesses setores de produção agrícola, pecuária e artesanato. A prefeitura está dando todo o apoio para mais esta edição desse importante evento”, frisou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Severino Belo.
Este ano a Feaca fará uma homenagem a Ronaldo Aboiador. Na abertura, nesta sexta (29), haverá atração musical, além de stands de artesanato e comedoria e parque de diversões. Os shows musicais acontecem até o próximo dia 08 de dezembro. Já a exposição de animais, com cavalos, carneiros, cabras, peixes, vacas, entre outros acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de dezembro.
Confira a programação completa:
feaca 2013







Veja o mapa estrutural do evento:
1451512_579563432115375_1951381851_n







Texto: Thainá França – Secom | Cabo

Polo de Jussaral terá jogo decisivo neste domingo pelo campeonato de futebol



O Campeonato de Futebol Rural do Cabo de Santo Agostinho, iniciado em outubro deste ano com 16 equipes, segue movimentando diversos times nos quatro polos que competem do município: Bom Jesus, Jussaral, Liberdade e Massangana. Jussaral já chegou à última etapa do torneio. Os times Cachaça X São José disputarão a final do polo neste domingo (01/12), às 8h. A iniciativa é da Secretaria Executiva da Juventude e Esportes (Sejes).
O polo Liberdade está na semifinal. Massangana vai disputar os jogos da volta das quartas final, onde os times Tiriri e Algodoais estão classificados para a próxima semifinal e Bom Jesus decidirá os jogos de volta também das semifinais.
Confira os próximos jogos do campeonato:
Jussaral – (Final)
Cachaça X São José – 8h (Campo de Jussaral)
Liberdade – (Semifinal)
Tapogi X Arariba – 8h (Campo de Arariba)
Pantorra 2 X Liberdade 1 – 9h30
Bom Jesus – (Semifinal)
Barbalho X Ilha – 8h – (Campo Roças Velhas)
51 Bom Jesus X São Caetano – 9h30
Massangana – (Quartas de final)
América 2 X Serraria – 8h – (Campo Massangana)
Cachoeira A X América 1 – 9h30

Texto: Cristiane Ferreira – Estagiária da Secom/Cabo
Foto: João Barbosa

Inscrições para o vestibular 2014.1 da Fachuca continuam abertas


vestibularfachucaAs inscrições para o vestibular 2014.1 da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho (Fachuca) ainda estão abertas e seguem até o dia 16 de janeiro. Os interessados deverão se inscrever através da internet pelo site www.fachuca.edu.br, ou se dirigir à sede da faculdade, na Rua Sebastião Juventino, s/n, no bairro da Destilaria, das 10h às 21h.
A taxa de inscrição custa R$ 40,00. O boleto pode ser pago em qualquer agência bancária ou na própria tesouraria, no cartão de crédito ou à vista. As provas serão realizadas no dia 19 de janeiro de 2014, às 9h, na sede da instituição. Ao todo, serão oferecidas 400 vagas. São 150 para o curso de direito (50 pela manhã e 100 à noite), 150 para administração, 50 para licenciatura em matemática e 50 para licenciatura em pedagogia, estes três cursos com vagas apenas no turno da noite. O resultado das avaliações será divulgado no dia 21 de janeiro, e as matrículas serão realizadas no período de 22 a 31 de janeiro de 2014 para todos os cursos. A Fachuca é uma autarquia, vinculada ao Governo municipal.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo

Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado



A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realiza neste sábado (30/11) o dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. Neste dia todas as unidades de Saúde da Família (USFs), e os Centros de Saúde Manoel Gomes (Centro) e o Vicente Mendes (Cohab) estarão abertos das 8h às 17h, além dos postos volantes que vão funcionar no Shopping Costa Dourada e nos supermercados Maxxi (PE-60) e Todo Dia (Centro).
Todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos devem receber a dose da tríplice viral que também protege contra a rubéola e caxumba. “As crianças que já vacinaram este ano devem tomar novamente a dose da vacina, pois é público mais sensível ao vírus”, alertou a gerente da Vigilância em Saúde, Maria Eugênia Gama. Ela ainda salientou sobre a necessidade dos pais levarem também o cartão de vacina para atualização.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo

Orquestra Criança Alegria Meninos de Jussaral participou da festa de 35 anos de Suape


Orquestra meninos de jussaral 1A Orquestra Criança Alegria Meninos de Jussaral, do Cabo de Santo Agostinho, tem cada vez mais se destacado em suas apresentações. A última participação da meninada foi no dia 21 deste mês, na festa em comemoração aos 35 anos de aniversário do Complexo Industrial Portuário de Suape. O evento aconteceu no Centro Administrativo de Suape, situado em Ipojuca.

O grupo é formado por 40 crianças e adolescentesOrquestra meninos de Jussaral atendidos por diversos projetos, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Eles são acompanhados pelo Cras de Jussaral e por mais 12 profissionais, com o objetivo de levar a música e a educação para comunidades carentes.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: Arquivo

Saúde organiza ações para lembrar o dia mundial de luta contra Aids


HIV-CAMPANHA-FAIXAA Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho promove, a partir desta sexta-feira (29/11), diversas atividades para lembrar o Dia Mundial de Luta Contra Aids (1º de dezembro). A campanha ajuda a conscientizar a população sobre os riscos da doença, a importância do diagnóstico precoce para o desenvolvimento do tratamento e para a saúde coletiva, pois uma pessoa pode ser portadora do vírus HIV e estar transmitindo a doença mesmo sem saber.
Durante as atividades serão oferecidos materiais educativos e preservativos, orientação e as medidas de prevenção da doença, além de teste rápido para HIV, sífilis, HTLV e hepatites virais.
De acordo com a coordenadora da Política de DST/Aids, Lucia Cristina Buarque,  este ano a campanha visa sensibilizar a população sobre importância da realização de teste para HIV. “Se a pessoa tiver o HIV, é importante saber o quanto antes para buscar o tratamento adequado”, explicou.
O teste do HIV é um exame para se confirmar se o indivíduo é portador do vírus HIV, que é o causador da Aids. O exame do HIV é indicado para indivíduos que tenham tido algum comportamento de risco, como ter relações sem preservativo ou que tenha utilizado drogas injetáveis. O teste é também realizado durante a gravidez para saber se a mãe é portadora do vírus e, assim, diminuir o risco de contaminação do bebê.
Confira a programação completa:
(29/11) Sexta-feira
16h – Abordagem e testagem
Local: Academia da Cidade (Gaibu)

(01/12) Domingo
15h- Abordagem e distribuição de preservativos
Local: Pedágio Rota dos Coqueiros (Paiva)

(04/12) Quarta-feira
9h – Abordagem e testagem
Local: Unidade de Saúde da Família (USF) de Jussaral

(11/12) Quarta-feira
8h – Palestra, orientação e testagem
Local – Centro de Testagem (CTA)  Herbert de Souza

(18/12) Quarta-feira
9h – Orientação e testagem
Local: Unidade de Saúde da Família (USF) Garapu – Loteamento Garapu 2

HIV- A Aids é causada pelo HIV (vírus da imonodeficiência humana), que é sexualmente transmissível. O vírus quando entra no organismo ataca e destrói as defesas do corpo, fazendo com que a pessoa pegue doenças com mais facilidade.
SERVIÇO- O teste de HIV é gratuito e pode ser realizado em Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Herbet de Souza, que fica localizado na Av. Historiador Pereira da Costa, nº 428 – 1º andar, Centro do Cabo.

Texto: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo

Município promove 8ª Conferência da Criança e do Adolescente


8conferenciacrianca05O Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com a Secretaria de Programas Sociais, promoveu nesta quinta-feira (28/11) a abertura da 8ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente. A atividade, que segue até esta sexta-feira (29), tem o objetivo de mobilizar diversos atores do Sistema de Garantia de Direitos e a sociedade em geral para discutir a temática no município. O evento acontece no Centro Cultural Mestre Dié, no distrito de Ponte dos Carvalhos.
8conferenciacrianca03A conferência deste ano trabalha o tema “Compartilhando saberes e mobilizando ações”. Nesta quinta, houve uma palestra sobre a temática com a presença de cerca de 300 pessoas. Compuseram a mesa de abertura os secretários de Programas Sociais, Ronaldo Santos, e de Governo, Luiz Pereira; os  presidentes Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carlos Antônio, e o do Conselho Tutelar, Dário Fernando; e o vereador Alexandre Guedes. O secretário Executivo de Combate às Drogas, Genilson Caetano, também prestigiou o primeiro dia da atividade.
8conferenciacrianca02Ronaldo Santos falou sobre a importância da conferência. “Sabemos que o Cabo está em crescimento, mas com o desenvolvimento econômico surgem também algumas mazelas, que infelizmente chegam a atingir nossos menores. O governo municipal e as famílias devem se unir para garantir os direitos de todos eles”, afirmou.
“Queremos discutir políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes para podermos avançar mais”, ressaltou a gerente da Infância e Adolescência no município, Janaína Melo. “Esta conferência está sendo ótima, pois nós nos sentimos valorizados e protegidos”, comentou o estudante Deivison Júnior, 15, da escola estadual Polivalente de Ponte dos Carvalhos.
8conferenciacrianca04Confira a programação completa desta sexta-feira:
29/11/2013
09h – Mesa “Ações da Gerência da Infância / SMPROS”
09h30 – Debate
10h – Lanche
10h30 – Grupos de Trabalho
12h – Almoço
14h – Apresentação do trabalho dos grupos
15h30 – Lançamento Fórum DCA do Cabo de Santo Agostinho
16h – Lanche e encerramento

Texto : Cristiane Ferreira – Estagiária da Secom/ Cabo
Fotos: João Barbosa

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Município realiza dia D de combate à dengue nesta sexta-feira



A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Saúde, realiza nesta sexta-feira (29/11) o “Dia D’’ de combate à dengue. A atividade tem como objetivo alertar a população quanto aos riscos da doença, além de dar orientações sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. As ações informativas e educativas vão acontecer a partir das 9h, no pátio de eventos do Mercado Público (Mercadão), no Centro.
Entre as atividades programadas estão a distribuição de material informativo de prevenção à doença junto aos pedestres e comerciantes, mostras de larvas do mosquito transmissor da doença, oficina de artes utilizando recicláveis, orientação sobre as doenças sexualmente transmissíveis.  Além disso, o grupo estará recolhendo materiais recicláveis, pneus inutilizáveis de carros, caminhões, motos e bicicletas.
Para a coordenadora do Programa de Controle à Dengue, Erika Murayama, a atividade é muito importante alertar e informar as medidas de preventivas contra a dengue. “Queremos sensibilizar e mostrar as pessoas que todos devem colaborar para que possamos evitar a proliferação do mosquito causador da doença”, ressaltou.
No “Dia D” serão oferecidos também teste de glicose, aferição da pressão arterial, preservativos para adultos e brindes para as crianças que trouxerem garrafa pet ou qualquer recipiente que possa servir de criadouro para o mosquito da dengue. “Quem trouxer 10 materiais recicláveis iremos trocar por material escolar, pipoca e algodão doce ou por cupons para utilizar o pula-pula”, informou a coordenadora.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Jogos de Integração da 3ª idade proporcionaram muita alegria e diversão


encerramentojogosidosos10Alegria e espírito esportivo. Foi com esses sentimentos que os idosos do Cabo de Santo Agostinho encerraram o último dia dos Jogos de Integração da 3ª Idade nesta quarta-feira (27/11). A quadra da escola-modelo Manoel Davi Vieira da Costa, em Ponte dos Carvalhos, ficou tomada por grupos de idosos do município que, inspirados, ousaram nas apresentações culturais para encerrar o evento em grande estilo. A atividade é uma ação conjunta entre as secretarias de Programas Sociais, Saúde, Educação, Juventude e Esportes e conta com a parceria do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
encerramentojogosidosos01Desde a última segunda-feira (25/11), a competição envolveu 450 atletas nas seguintes modalidades esportivas, basquete, caminhada, dominó, dama, vôlei e handebol. A atividade contou com a participação de 12 dos 13 grupos de idosos existentes no município. Para o encerramento, além da entrega de medalhas a todos os participantes e troféus aos 12 grupos, foram promovidas partidas de dominó e ações de promoção à saúde, como aferição da pressão arterial, teste de glicemia e ainda limpeza de pele.
De acordo com o secretário de Programas Sociais, Ronaldo Santos, o prefeito Vado está sempre preocupado em promover ações que venham contribuir para a autoestima, o bem estar e o convívio social dos idosos do município. “É dever de todos garantir e zelar pelos direitos da Pessoa Idosa”, ressaltou.
encerramentojogosidosos06Para o secretário da Juventude e Esportes, César Paiva, já está comprovado em pesquisas que a prática de atividades físicas aumentam o bem estar e a qualidade de vida das pessoas. “Nunca é tarde para praticar exercícios e o pessoal da boa idade do Cabo mostrou isso”, relatou.
A aposentada Benedita Maria de Oliveira, 86, moradora do bairro São Francisco, aprovou a programação do evento. “Sempre participo dos eventos que a Prefeitura promove para a terceira idade e todos são uma maravilha”, pontuou. “Me diverti bastante durantes estes três dias de atividades”, comentou a moradora de Ponte dos Carvalhos Creuza Maria da Silva, 60.
encerramentojogosidosos03







Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Conferência Municipal da Criança e do Adolescente inicia nesta quinta-feira



O Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Cabo de Santo Agostinho, em parceria com a Prefeitura Municipal, vai promover, nesta quinta e sexta-feira (28 e 29/11), a Conferência Municipal da Criança e do Adolescente. Com o tema “Compartilhando saberes e mobilizando ações”, a atividade tem o objetivo de mobilizar diversos atores do Sistema de Garantia de Direitos e a população em geral para discutir a temática no município. O evento vai acontecer no Centro Cultural Mestre Dié, situado no distrito de Ponte dos Carvalhos.
Confira a programação completa da conferência:
28/11/2013
13h – Credenciamento
14h – Mesa abertura
15h – Palestra Magna “Compartilhando Saberes e Mobilizando Ações”
15h40 – Debate
16h – Leitura do Regimento
17h – Lanche e encerramento

29/11/2013
09h – Mesa “Ações da Gerência da Infância / SMPROS”
09h30 – Debate
10h – Lanche
10h30 – Grupos de Trabalho
12h – Almoço
14h – Apresentação do trabalho dos grupos
15h30 – Lançamento Fórum DCA do Cabo de Santo Agostinho
16h – Lanche e encerramento


Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Foto: João Barbosa

14º Encontro Pernambucano de Coco acontece neste sábado em Pontezinha




O Cabo de Santo Agostinho vai ser palco do 14º Encontro Pernambucano de Coco. O evento acontece neste sábado (30/11) no Palanque do Coco, no Centro Cultural Mestre Goitá, em Pontezinha. A programação contará com diversas atividades como oficinas, roda de coco, cinema, shows entre outros. A festa é promovida pelo Centro Cultural Farol da Vila e Ponto de Cultura Farol da Vila Coco de Pontezinha, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Lazer. A entrada é gratuita.
De acordo com o coordenador Geral do evento, Marcos Moraes, o objetivo do encontro é resgatar e manter viva a cultura do coco, além de fortalecer os grupos culturais existentes no município. “O Cabo é considerado um dos redutos do coco de raiz pernambucano. O coco de Pontezinha é patrimônio imaterial do Cabo de Santo Agostinho”, declarou.
Para o secretário de Cultura e Lazer do município, o encontro já é marco na cidade. “Sempre procuramos incentivar e promover a cultura em diversas localidades da cidade, e o coco de roda é uma tradição”, enfatizou. O Encontro Pernambucano de Coco é tido como único no gênero e reúne os grandes mestres da Cultura Popular do Coco de Roda da região.
Confira a programação completa:
Dia 30/11 (SÁBADO)
10h – Oficina
Espetáculo do “Coco de Pontezinha”
15h – Roda de Coco “Mestres e Griôs”
18h – Cinema com o “Cine Codada e a Mostra Mosaico – Mostra audiovisual do Coco”
- O Coco de Zambê do Mestre Geraldo (RN)
- A Hora do Coco – Recife
20h – Shows
- União Olindense do Coco Pernambucano
- Telmo Anum
- Mestres do Coco Pontezinha
- Coco de Pontezinha
- A Cocada
Texto: Thainá França – Secom | Cabo

Programa de Aquisição Alimentar beneficia agricultores e instituições no município


Produtos_Agricolas02Cerca de 20 agricultores do Cabo de Santo Agostinho foram beneficiados com a venda de 11 mil quilos de alimentos na manhã dessa quarta-feira (27/11) pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Doação Simultânea. Através dele, os alimentos comprados são entregues gratuitamente a populações e instituições de caridade. O programa tem recursos do Governo Federal e, no município, atua em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Secretaria Municipal de Programas Sociais e a Superintendência de Desenvolvimento Rural.
As aquisições de várias frutas e verduras, incluindo coco, maracujá, inhame, coentro, banana, entre outros, serão entregues a quatro instituições de caridade do município, sendo elas: Centro Comunitário Caçari (Ponte dos Carvalhos), Abrigo São Francisco de Assis (Bairro de São Francisco), Associação Lar do Amanhã (Engenho Novo) e Conselho dos Moradores Alto do Colégio (Cohab).
Produtos_Agricolas03
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Agricultura, Eliane Alves, o projeto ajuda pequenos agricultores evitando prejuízos com os atravessadores na hora da comercialização. “Este é um dos melhores projetos para estes produtores, pois eles têm 100% de lucro na venda desses alimentos para o programa”, disse.
De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Rural, Wasiton Alves, o objetivo da ação é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. “Por meio do PAA é realizada a compra de alimentos de pequenos produtores e destinados à rede socioassistencial”, disse. Para ele, o programa é um papel estratégico no combate à pobreza. “A gestão municipal também é responsável pela melhoria de renda do pequeno agricultor e é nisso que estamos trabalhando”, finalizou.
O supervisor da Regional do IPA, Alécio Ferraz, afirma que, com o projeto, além das instituições serem beneficiadas, estes produtos passa por uma rigorosa inspeção. “Uma equipe de nutricionistas e agentes da vigilância sanitária farão a avaliação para doarmos apenas produtos de primeira qualidade”, explicou.
Fábio José da Silva, 33 anos, agricultor morador do Engenho Pau Santo, está bastante satisfeito com o programa e já começou a melhorar a renda. “Agora já tenho um meio de transporte para comercializar meus produtos. Antes, com os atravessadores, não tinha condições”, comentou. “A gestão do IPA e da Superintendência está de parabéns. Com este programa estamos recebendo um preço mais justo”, disse o comerciante José Aniceto da Silva, 54, também do Engenho Pau Santo. A 2ª compra e doação de alimentos está prevista para o dia 10 de dezembro.
Produtos_Agricolas01
SAIBA MAIS – O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.
O PAA também contribui para a formação de estoques estratégicos e para o abastecimento de mercado institucional de alimentos, que compreende as compras governamentais de gêneros alimentícios para fins diversos, e ainda permite aos agricultores familiares que estoquem seus produtos para serem comercializados a preços mais justos. http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/decom/paa
Texto: Samantha Rúbya – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Livro sobre o poeta cabense Theo Silva será lançado em dezembro


reuniaocomaclevado02A Academia Cabense de Letras (ACL) do Cabo de Santo Agostinho vai promover, no próximo dia 13 de dezembro, o lançamento do livro Theo Silva – Poesias e Crônicas. O livro faz parte da Coleção Memória de Autores Cabenses, da Editora Bagaço, e resgata a vida e a obra do grande poeta que nasceu e viveu no Cabo nas primeiras décadas do século XX. O evento será na Câmara de Vereadores do município, a partir das 19h.
Nesta terça-feira (26/11), representantes da ACL se reuniram com o prefeito Vado da Farmácia para oficializar o lançamento e estreitar os laços com o órgão público. O presidente da academia, Nelino Azevedo, agradeceu ao prefeito pelo apoio e incentivo que sempre tem dado à cultura cabense. “Estamos aqui hoje não só para convidá-lo a estar presente no lançamento do livro, mas também para firmar ainda mais a parceria em projetos culturais”, declarou. Ainda de acordo com Nelino, o livro virará um paradidático que será trabalhado na rede municipal de ensino entre professores e alunos.
reuniaocomaclevado03O prefeito Vado agradeceu pelo convite e destacou a importância da valorização cultural no município. “Estamos aqui para fortalecer mais ainda a educação cultural nas escolas”, disse. O secretário de Educação, Elias Santos, também pontuou o significado desse projeto. “Trabalhar esse livro dentro das escolas é mais um ponto positivo para a formação cidadã”, comentou. Também esteve presente na reunião o secretário de Gestão Pública, Lusivan Oliveira.
HISTÓRIA – Theo Silva nasceu em 1908 no Cabo e desapareceu drasticamente em 1950. Além de poeta, Theo foi músico da Filarmônica XV de Novembro Cabense entre os anos de 1925 e 1935. Na época também foi seresteiro e embalou muitas noites do município com boemias regadas a poesia e música de qualidade. Theo Silva foi homenageado no Cabo, que declara o dia 29 de maio como dia do poeta cabense.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa

Fortalecimento do turismo local é debatido entre prefeito e moradores das praias


vadoepaiva01
vadoepaiva02O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia, recebeu, nesta terça-feira (26/11), representantes do Comitê Comunitário Cabo de Força, composto por lideranças comunitárias das praias de Gaibu, Enseada dos Corais, Itapuama e Xaréu. O objetivo do encontro foi o de mostrar ações e propostas que elevem e fortaleçam a autoestima dos moradores das comunidades e o turismo local. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito, situado no Centro Administrativo Municipal (CAM), na Torrinha.
Representantes da Associação Geral do Paiva (AGRP) também participaram do encontro. “É de suma importância manter esse elo com a prefeitura para crescermos juntos e fazermos acontecer as ações para uma qualidade de vida melhor”, declarou a coordenadora do Programa de Desenvolvimento Local da Reserva do Paiva e Praias Vizinhas, Tânia Zapata.
O prefeito Vado explicou que entende a as demandas apontadas e que fará o possível para reestruturar o litoral da melhor forma. “Sabemos que um volume muito grande de trabalhadores do Complexo Industrial Portuário de Suape se alojou nas praias e um dos lugares que sofreram impactos negativos com isso foi Gaibu, mas já estamos estudando a melhor forma de melhorar a orla, as ruas e o turismo como um todo”, enfatizou.
vadoepaiva03
Segundo a presidente da Associação dos Moradores de Gaibu, Maria Elidineide da Rosa, projetos estão sendo viabilizados em parceria com diversos órgãos para levantar e fomentar o empreendedorismo da localidade. “Somos uma política organizada e nosso intuito aqui é manter essa parceria para que a prefeitura possa estar nos ajudando também”, pontuou.
Outros pontos foram abordados na reunião, como melhoramento da sinalização da via que liga Enseada dos Corais a Itapuama; coleta de lixo; infraestrutura e fiscalização. Também participou do encontro o secretário de Gestão Pública, Lusivan Oliveira.
Reuniao_com_Ass.Barraqueiro_FotoRandyGAIBU - O prefeito Vado também recebeu nesta terça-feira os integrantes da Associação de Barraqueiros da Praia de Gaibu. O encontro teve o objetivo de reforçar a parceria  com o poder público municipal para que a gestão trabalhe em conjunto com a entidade em prol de ações que venham fortalecer o turismo e melhorar ainda mais a qualidade de vida dos moradores da orla.

Texto: Thainá França e Loyane Farias – Secom | Cabo
Fotos: João Barbosa e Randy Augusto