Para alertar a população e evitar o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Saúde realizou na manhã desta sexta-feira (29/11), o “Dia D” de Combate à Dengue. A mobilização aconteceu no pátio de eventos Mercado Público (Mercadão), localizado no Centro do Cabo, e contou com a participação de centenas de pessoas que trafegam pelo local.
Durante toda a manhã, foram realizadas ações educativas na região do entorno do Mercadão com a participação dos Agentes de Combate a Endemias que distribuíram material educativo e orientaram a população sobre os cuidados que devem ser tomados com a doença e as principais formas de preveni-la. “Essa ação é muito boa. A gente recebe orientação e aprende um pouco mais sobre como se prevenir contra a dengue e outras doenças”, afirmou a dona de casa, Maria de Fátima (32), moradora do bairro Charneca.
A coordenadora do Programa de Controle à Dengue, Erika Murayama, ressaltou a importância do evento. “Nosso objetivo é fortalecer a mobilização popular. O sucesso do controle da dengue depende principalmente da população, adotando as medidas de preservação e manutenção de seus imóveis”, declarou.
Já a gerente de Vigilância em Saúde, Maria Eugênia Gama, comentou que a prevenção evita o adoecimento. “Dentro das Políticas de Saúde estão ações educativas. É nessas atividades que orientamos e assim, eliminamos uma série de agravos”, informou. “Muitas vezes as pessoas adoecem por falta de conhecimento”, completou ela.
No local foram instalados vários stands com prestação de serviços à população como verificação de pressão arterial, glicemia e vacinação, oficina de materiais recicláveis, orientação sobre as doenças sexualmente transmissíveis e a distribuição de material educativo, brindes e preservativos.
Segundo Erika Murayama, todos os dias os Agentes de Combate a Endemias estão nas ruas vistoriando as áreas urbanas. “Eles trabalham inspecionando as casas e eliminando os focos de dengue”, explicou. Ela ainda fez um apelo para população. “Abram as portas de suas casas para que os agentes possam fazer as vistorias”, ressaltou a coordenadora.
SERVIÇO- Para informações ou denúncias sobre possíveis focos de dengue devem ser feitas através dos telefones 3524-9030 ou 3521-6720.
Texto e fotos: Amanda Falcão- Ascom da Saúde/ Cabo