sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Banda Filarmônica comemora aniversário de 99 anos com concerto, desfile e almoço


DSC_9457O cenário musical do município do Cabo de Santo Agostinho está em festa. É que a Banda Filarmônica 15 de Novembro Cabense está completando 99 anos de formação. Para comemorar, o grupo, com o apoio da Prefeitura Municipal, realizou uma série de atividades desde essa quinta-feira (14/11), encerrando com um almoço festivo nesta sexta (15), que contou com a participação do prefeito Vado da Farmácia.
DSC_9512Nessa quinta à noite, a Filarmônica promoveu um concerto em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio, prestigiado por moradores do Centro do Cabo. Na ocasião, também houve uma homenagem a dois músicos da banda. Nesta sexta, dia do aniversário do grupo, as comemorações começaram bem cedo, às 5h, com uma alvorada festiva. Depois, os 50 integrantes desfilaram pelos bairros da Cohab, Pirapama , Centro e Mauriti.
A festa encerrou com um almoço festivo, em um restaurante próximo à PE-60, com a presença dos músicos e ex-músicos da filarmônica, além de familiares. O prefeito Vado e o secretário de Cultura e Lazer, do município, Rinaldo da Costa, participaram do momento e destacaram a importância da banda para a história do Cabo.
anivesario_01“Nossa gestão manteve a tradição de apoiar a Filarmônica, que é um patrimônio histórico da cidade. Para mim é um orgulho estar comemorando junto com esses grandes músicos esse momento. Já estamos firmando parcerias para que a banda se fortaleça cada vez mais e possa continuar sendo uma referência”, destacou Vado. “Eu já me sinto parte da família Filarmônica. Para nós é uma honra ter uma entidade que é antiga, mas tem um espírito jovem, está sempre inovando”, comentou o secretário Rinaldo. “No próximo ano será o centenário e a nossa intenção é realizar uma grande comemoração”, completou.
anivesario_destaque
A vice-presidente do grupo, Amanda Dutra, agradeceu o apoio da prefeitura. “Nossa expectativa é que no centenário possamos contar novamente com o Governo Municipal e fazer uma grande festa”, disse. Maestro da banda há cinco anos, Davi Caetano, 32, ressaltou que o segredo do sucesso é a busca pela inovação. “A 15 de Novembro Cabense é a 4ª filarmônica mais antiga do nordeste. Um diferencial é que a maioria dos músicos está buscando mais o conhecimento e também inovar em cada apresentação”, afirmou ele.
DSC_9492    Os grandes homenageados deste ano foram Paulo Cavalcanti e Hosana Fernandes. Paulo, com 57 anos, é o homem mais antigo da banda. Desde os 16 anos atua no grupo como baterista e percussionista. “Para mim a Filarmônica é minha história, minha vida, declarou emocionado. Hosana, 38, é a mulher mais antiga da banda. “Há 16 anos participo desta família. Passei por momentos difíceis, mas meu marido sempre e meus filhos sempre me apoiaram”, comentou ela, que toca flauta transversal.
DSC_9496
Texto: Raíza Muniz – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa e Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário