sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Dia da Consciência Negra reuniu estudantes e entidades na quadra do Caic


sel 003 con neg ft jorge luiz smeAssim como em outros municípios, o Cabo de Santo Agostinho também comemorou com atividades o Dia Nacional da Consciência Negra. Na tarde dessa quarta-feira (20/11), foram realizadas apresentações de capoeira e poesias sobre a temática na quadra do Caic, no Centro da cidade. A atividade foi promovida pela Secretaria de Educação, através do Grupo de Estudo e Trabalho Afro indígena (Getai), e teve o objetivo de combater o racismo e celebrar a data com toda a sociedade.
Inicialmente estava programada uma caminhada que sairia da Rua das Florentinas até o Centro, mas por conta das chuvas, a ação foi direcionada para começar já no Caic. O evento contou com a participação de alunos da rede municipal de ensino, além de entidades, como Sindicato dos Professores do Cabo de Santo Agostinho (SINPC), Sest/Senat e Centro das Mulheres do Cabo.
sel 004 con neg ft jorge luiz sme(1)“O Dia da Consciência Negra é de grande importância, pois traz a memória, o passado histórico de heróis que lutaram pela liberdade, tornando-se motivo de grande orgulho ao povo brasileiro”, disse o secretário de Educação, Elias Santos. “Esta data deve ser vivenciada pelos alunos visto a relevância da discussão de temáticas transversais que visem à reflexão e conscientização sobre questões etnicorraciais”, acrescentou.
De acordo com a coordenadora do Getai, Sueli Lima, a atividade teve o intuito de contribuir para a valorização da raça. “Apresentações como estas conscientizam a sociedade a respeitar cada vez mais  as diferenças raciais”, comentou.
sel 006 con neg ft jorge luiz sme“Tenho orgulho em ser negra e quero lutar contra qualquer preconceito que diz respeito à minha etnia”, relatou a estudante Vaniely Samara, 15, da Escola Municipal Desembargador João Paes, de Gaibu. As comemorações alusivas à data vão contar com atividades até o dia 29 de novembro.
SAIBA MAIS – O dia 20 de novembro é de extrema importância para os negros, pois é marcado pela data da morte de Zumbi dos Palmares, que lutou pela liberdade dos afro-descendentes.
sel 001 con neg ft jorge luiz smeOutras atividades também estão previstas para celebrar a data. Confira a programação:
Dia 26/11
Lançamento do livro: É o Dendê – professora Valéria Cássia – 9h
(auditório da Secretaria de Educação)

Dia 29/11
Seminário: A política pública nacional e a implementação da lei n° 10.639/03
(auditório da escola – modelo de Pontezinha)

Texto: Cristiane Ferreira – Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Jorge Luiz (SME)

Nenhum comentário:

Postar um comentário