sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Lançado o projeto que promete alavancar ainda mais a atividade oleira no município


projetoceramica2Cerâmica Artesanal do Cabo de Santo Agostinho. Este é o nove do projeto lançado nesta sexta-feira (22/11) que pretende gerar ainda mais sustentabilidade para a atividade artesanal em cerâmica do município. A iniciativa foi apresentada a diversas autoridades municipais, entre elas a vice-prefeita, Edna Gomes, e ainda representantes da iniciativa privada e artesãos cabenses, no Centro de Artesanato, situados às margens da PE-60. O projeto foi idealizado pela Universidade Federal de Pernambuco, através do Laboratório O Imaginário, e conta com a parceria da Prefeitura Municipal e da Petrobras, que patrocina o projeto.
Para fazer o lançamento oficial, uma das coordenadoras do Imaginário, Ana Maria Andrade, fez uma apresentação histórica da atividade oleira no município, que se iniciou na década de 60, com o famoso artista cabense Seu Celé, na comunidade do Mauriti. Ela também destacou a importância do Centro de Artesanato, construído há um ano pela Prefeitura Municipal. “Começamos a sentir a necessidade de um local mais adequado para o fortalecimento da atividade e o centro proporcionou isso”, relatou.
Ainda de acordo com Ana Andrade, esta é outra etapa de um sonho que está sendo realizado com a ajuda de muitos parceiros, já que, desde a inauguração do Centro, outras empresas também ajudaram com projetos que permitiram investir na estrutura do espaço, fornecendo equipamentos, como aquisição de fornos, tornos e outros materiais para auxiliar na produção da cerâmica para comercialização.
projetoceramica3
“Ver as pessoas transformando o nosso barro em arte é muito gratificante, e este projeto vem para difundir ainda mais o talento dos ceramistas cabenses para todo o país. O prefeito Vado  tem dado continuidade a esse trabalho que, além de valorizar a nossa cultura, resgata e perpetua a história da cerâmica no município, passando de gerações para gerações”, ressaltou a vice-prefeita, Edna Gomes.
A proposta do projeto é implantar um novo modelo de gestão que venha contribuir para modernizar e expandir as atividades que são desenvolvidas no Centro de Artesanato do Cabo, a partir do investimento em inovação tecnológica de processos e produtos, desenvolvimento de artefatos materiais, formação de recursos humanos, com ações articuladas de pesquisa e extensão para ampliar a geração de renda e a oportunidade de trabalho dos artesãos locais.
projetoceramica1“A Petrobras se sente honrada em poder participar desta nova etapa do Centro de Artesanato que vai contribuir para a qualidade de vida das pessoas e para o desenvolvimento da região”, relatou o representante da Petrobras da área de Responsabilidade Social da Refinaria Abreu e Lima, Sandro Câmara.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Severino Belo, destacou que muitas ações estão sendo planejadas para que a população se aproprie do centro. “Além de firmar parcerias com diversos órgãos, como o Senai, Senac, que venham qualificar os ceramistas, também pretendemos realizar feiras, visitações de escolas e outros eventos que integrem as pessoas a este equipamento”, ressaltou.
projetoceramica5Seu Celé, 69, que começou a trabalhar com cerâmica desde os 7 com seus pais, ficou muito emocionado em ver que o seu talento ajudou a elevar o artesanato do município, que atualmente é referência em cerâmica artesanal no Brasil. “O meu desejo é que essa turma nova do ramo possa ter muito mais estrutura do que eu e meus familiares”, ressaltou.
“Isto que aconteceu aqui é um marco na história do artesanato do município e vai fortalecer ainda mais o trabalho do artesão cabense”, avaliou o vice-presidente do Conselho de Artesanato do Cabo, Edson Silva.
projetoceramica4O patrocínio da Petrobras neste projeto vai até junho de 2015 e o intuito é que os artistas cada vez mais consigam se tornar autossustentáveis.  Ao final da cerimônia de lançamento do projeto, foi realizado um ato simbólico, onde diversos parceiros que contribuíram e que ainda vão continuar ajudando a manter viva a tradição da atividade cerâmica no município, instalaram uma placa na parede do Centro com o nome da instituição.


Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário