segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Programa Via Escola já apresenta bons resultados no município


VIA 9O Programa Via Escola – um pacto pela educação, implantado no Cabo de Santo Agostinho desde 2012, encerrou mais um ciclo no município com o 2º Seminário Didático da Rede Municipal. A equipe técnica da Secretaria de Educação, diretores escolares, supervisores e professores das sete escolas municipais que estão envolvidas com a iniciativa, realizaram apresentações de diversas experiências exitosas que tiveram durante esse ano. O seminário aconteceu no auditório da secretaria, situada no Centro. O programa é uma iniciativa da Concessionária Rota dos Coqueiros, formada pelos grupos Cornélio Brennand e Odebrecht, e conta com a parceria da Prefeitura.
Através de formações continuadas, não apenas para professores, mas para todos que fazem a educação nas sete escolas piloto do programa, o município já começa a colher os frutos deste trabalho que visa contribuir para a redução do analfabetismo funcional, tendo como meta a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o foco na leitura e escrita dos alunos, melhorando também o desempenho nas demais disciplinas.
SEL VIA ESCOLA 001 (1)O secretário de Educação, Elias Santos, parabenizou os educadores pelo empenho e dedicação na atuação do programa. “A valorização dos profissionais que atuam na rede municipal de ensino é um dos principais caminhos para se conseguir bons resultados. Acreditamos que quando for encerrado em 2015, o Via Escola vai deixar uma tecnologia pronta para que esse aprendizado seja levado para o resto de nossas vidas”, ressaltou.
“Este é mais do que um simples evento. É um momento de partilhar e promover o desempenho e desafios encontrados nas escolas”, disse a coordenadora pedagógica do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), responsável pelas formações no município, Giovana Zen.
VIA ESCOLA 003
De acordo com gerente de Ensino, Nelma Oliveira, a evolução pedagógica foi grande. “Percebemos que o acompanhamento pedagógico junto às escolas melhorou as sequências didáticas. Foram identificados avanços nas práticas de leitura em sala de aula das unidades trabalhadas, desenvolvimento do comportamento leitor nos alunos, entre outros ganhos”, observou.
Para o professor da Escola Municipal Celma Barros, da Charnequinha, André Augusto dos Santos, esse programa tem contribuído de uma forma única na formação de leitores dentro do ambiente escolar. “Toda a equipe gestora das escolas se uniu com um único objetivo, formar leitores que venham compreender vários assuntos, autores e pensamentos”, pontuou.
VIA 007
As escolas municipais Maria Madalena Tabosa Lopes, Joaquim Nabuco, Celma Barros, Laura Rodrigues, Vereador João Ciríaco da Silva, Madre Iva e José Clarindo Gomes apresentaram conteúdos trabalhados nas temáticas o desafio de formar leitores, qualificando as práticas de leitura e escrita na sala de aula, a leitura na interface do trabalho de sala de aula, a rotina de sala e o projeto didático: um problema bem resolvido, como usar esse espaço em prol das aprendizagens dos estudantes, estratégias para atender as especificidades e alfabetização inicial: novas práticas, novos rumos.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: Jorge Luiz (SME)

Nenhum comentário:

Postar um comentário