Através de formações continuadas, não apenas para professores, mas para todos que fazem a educação nas sete escolas piloto do programa, o município já começa a colher os frutos deste trabalho que visa contribuir para a redução do analfabetismo funcional, tendo como meta a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o foco na leitura e escrita dos alunos, melhorando também o desempenho nas demais disciplinas.
“Este é mais do que um simples evento. É um momento de partilhar e promover o desempenho e desafios encontrados nas escolas”, disse a coordenadora pedagógica do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), responsável pelas formações no município, Giovana Zen.
De acordo com gerente de Ensino, Nelma Oliveira, a evolução pedagógica foi grande. “Percebemos que o acompanhamento pedagógico junto às escolas melhorou as sequências didáticas. Foram identificados avanços nas práticas de leitura em sala de aula das unidades trabalhadas, desenvolvimento do comportamento leitor nos alunos, entre outros ganhos”, observou.
Para o professor da Escola Municipal Celma Barros, da Charnequinha, André Augusto dos Santos, esse programa tem contribuído de uma forma única na formação de leitores dentro do ambiente escolar. “Toda a equipe gestora das escolas se uniu com um único objetivo, formar leitores que venham compreender vários assuntos, autores e pensamentos”, pontuou.
As escolas municipais Maria Madalena Tabosa Lopes, Joaquim Nabuco, Celma Barros, Laura Rodrigues, Vereador João Ciríaco da Silva, Madre Iva e José Clarindo Gomes apresentaram conteúdos trabalhados nas temáticas o desafio de formar leitores, qualificando as práticas de leitura e escrita na sala de aula, a leitura na interface do trabalho de sala de aula, a rotina de sala e o projeto didático: um problema bem resolvido, como usar esse espaço em prol das aprendizagens dos estudantes, estratégias para atender as especificidades e alfabetização inicial: novas práticas, novos rumos.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: Jorge Luiz (SME)
Nenhum comentário:
Postar um comentário