sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Escolas municipais apresentam trabalhos do Concurso de Educação Fiscal



educacao_Fiscal_01RandyAugusto (11).jpgEstudantes de 14 escolas da rede municipal de ensino do Cabo de Santo Agostinho apresentaram, nesta sexta-feira (29/11), os trabalhos desenvolvidos para o Concurso de Educação Fiscal, promovido pela Prefeitura Municipal. Inspirados no tema “Um olhar fiscal sobre o município”, os alunos mostraram com muita criatividade e irreverência que compreenderam bem a mensagem que a competição quis trazer para os futuros cidadãos. A atividade aconteceu no pátio da estação de trem, no centro da cidade, e é uma ação conjunta das secretarias de Educação e Finanças e Arrecadação.
Apresentações de paródias, danças e peças teatrais sobre a temática animaram os que acompanham a atividade. Stands com maquetes, cartazes e fantoches também mostravam todo o conteúdo trabalhado com a comunidade escolar, desde o mês de julho quando o concurso foi lançado. Os projetos tinham o intuito de incentivar a participação cidadã e a consciência fiscal dos estudantes quanto ao papel social dos tributos e dos orçamentos públicos.
educacao_Fiscal_01RandyAugusto (12).jpg“É muito bom ver essa conscientização da comunidade escolar. Estes que serão os futuros contribuintes do nosso município”, ressaltou o secretário de Gestão Pública, Lusivan Oliveira. A coordenadora do Programa de Educação Fiscal, Laudiceia Ribeiro, avaliou como positivo todo o trabalho desenvolvido. “A forma como os alunos acolheram e refletiram sobre a temática dos tributos superou nossas expectativas”, ressaltou. “Hoje as crianças se encontram muito mais conscientes em relação à importância da arrecadação dos tributos para o desenvolvimento do município”, observou uma das integrantes da comissão organizadora do concurso pela Secretaria de Educação, Cassandra Trajano.
A estudante Pâmela Valéria do Nascimento, do 5º ano da Escola Municipal Renato Paulo Sena, gostou muito de ter participado do concurso. “Foi divertido, tivemos aulas diferentes e aprendemos que devemos cumprir nossos deveres pagando os impostos e também exigindo a nota fiscal, para que melhorias sejam feitas na nossa cidade”, pontuou. “Adquirir conhecimentos e orientei também meus familiares para o pagamento dos tributos e o acompanhamento da aplicação dos recursos por parte da prefeitura”, relatou o aluno Bruno Henrique da Silva, 14, da 8ª série da Escola Municipal Paulo Freire.
As três escolas vencedoras terão seus nomes anunciados em breve pela comissão organizadora do concurso. Prestigiaram a atividade o assessor de Gabinete, Wellington Mendes e o secretário de Comunicação, Carlos Sinésio. Na ocasião, O Grupo das Mulheres Empreendedoras do município também ocuparam stands para expor e comercializar seus trabalhos artesanais.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário