O Cabo de Santo Agostinho recebeu mais dois profissionais da segunda etapa do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Os médicos vindos de Cuba vão atuar nas unidades de Saúde da Família (USFs) da Charnequinha e do Alto dos índios. Com os novos profissionais a Rede de Atenção Primária garante 100% de cobertura médica no município.
Segundo o gerente de Atenção Básica, Anderson Nunes, a previsão é de que os novos médicos comecem a fazer atendimentos em até 10 dias. “É um período de adaptação importante para que os profissionais possam conhecer toda a Rede e os Projetos na área de saúde do município”, esclareceu.
Com 22 anos de experiência em Medicina da Família e Comunitária, o médico Pedro Alvarez agradeceu a recepção dos cabenses e afirmou que o intuito é colaborar com a ampliação do acesso da população a serviços de saúde de qualidade. “Somos especialistas em medicina da família e viemos ao Brasil para trabalhar e melhorar os indicadores de saúde”, afirmou.
Já a médica Dayami Liriano, com 18 anos de profissão, ressaltou que a troca de experiências é fundamental. “Queremos ajudar o povo mais carente e compartilhar o conhecimento que adquirimos em saúde da família”, disse.
MAIS MÉDICOS- Na primeira etapa do programa, o Cabo recebeu quatro profissionais, sendo dois espanhóis, um uruguaio e uma médica brasileira formada na Espanha. Na segunda etapa o município foi contemplado com quatro médicos, dois brasileiros com formação no Brasil e dois Cubanos. Os profissionais do Mais Médicos estão distribuídos nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do Alto dos Índios, Loteamento Ilha, Alto da Igreja, Itapuma (praia), Charnequinha 1, São Francisco 1, Sapucaia e Malaquias.
Texto e foto: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/ Cabo
Nenhum comentário:
Postar um comentário