O Concurso de Educação Fiscal do Cabo de Santo Agostinho está chegando a sua fase final. Após acompanhar o andamento dos trabalhos inscritos nos concursos e promover palestras sobre a temática, a comissão organizadora da competição está agora avaliando os trabalhos dos alunos da rede municipal de ensino, para chegar a nota final que vai premiar as escolas campeãs do certame. A premiação está prevista para acontecer no dia 29 deste mês. A competição tem o objetivo de incentivar a participação cidadã e a consciência fiscal quanto ao papel social dos tributos e dos orçamentos públicos através de projetos que envolvam a comunidade escolar. A ação é uma iniciativa das secretarias de Educação e Finanças e Arrecadação.
Nesta segunda-feira (11/11) pela manhã, a Escola Municipal Conde da Boa Vista, situada em Pontezinha apresentou diversos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da educação infantil, anos iniciais e finais. O tema do concurso “Um Olhar Fiscal Sobre o Município” foi abordado de diversas maneiras trazendo a importância do tributo através da música, do teatro e da dança para dentro da sala de aula. Entre os eixos norteadores que cada escola pôde trabalhar em seu projeto estão função social dos tributos, participação e controle social, ética e cidadania, consciência fiscal, orçamento público, responsabilidade fiscal e social.
No período da tarde e amanhã (12/11) as apresentações continuam com as escolas municipais Senador Paulo Guerra (Ponte dos Carvalhos), José Clarindo Gomes (Santo Estevão) e Renato Paulo de Sena (São Francisco). O concurso é uma iniciativa da Secretaria de Finanças e Arrecadação e Educação.
A coordenadora de Análise de Rede da Secretaria de Educação, Fátima Almeida, destaca a importância de outras escolas que não estão participando do concurso também participar do evento de premiação. “No dia 29 os alunos vão expor no pátio de estação de trem o que foi trabalhado durante o concurso e a participação de outras escolas é fundamental para que o tema do tributo seja levado para dentro da sala de aula de forma transversal, independente de concurso, mas da mesma maneira em que são trabalhadas outras temáticas como meio ambiente, cidadania e outras”, salientou.
O concurso vai premiar três escolas vencedoras com produtos eletrônicos.
Texto: Loyane Farias – Secom/Cabo
Fotos: Jorge Luiz – SME
Nenhum comentário:
Postar um comentário