A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está dando uma cara nova ao Centro do município com a realização de intervenções para melhorar a mobilidade na área. Desde o início da manhã desta quarta-feira (20/11), duas importantes avenidas sofreram mudanças para facilitar o tráfego. A Historiador Pereira da Costa e a Getúlio Vargas que antes eram mão dupla passaram a ser mão única. Com isso, quem estiver no centro e for sentido Escola Epitácio Pessoa usará a Historiador. Já quem for no sentido prefeitura antiga deve utilizar a Getúlio Vargas.
As avenidas receberam pintura de meio-fio, dois sinais luminosos, sinalização vertical e horizontal, placas de mudança de sentido e faixas de pedestre. Os serviços têm o objetivo de melhorar a sinalização, para assim disciplinar o trânsito e evitar congestionamentos. As alterações começaram no último dia 04 com a modificação da parada de ônibus em frente à Estação Ferroviária, no Centro. Ela foi relocada para uma parte da baia de estacionamento, para que os ônibus, micro-ônibus e kombis possam realizar o embarque e desembarque dos passageiros com tranquilidade.
De acordo com o gerente de Trânsito e Transporte, Ecivaldo Oliveira, as transversais das avenidas também sofreram mudanças de sentido. “Algumas delas que tinham o sentido de saída para Getúlio Vargas mudaram para a Historiador Pereira da Costa e vice-versa”, explicou. Além disto, todas elas têm um lado destinado a estacionamento de veículos, sinalizado com a pintura de meio-fio branco.
Cerca de 20 guardas municipais e arte-educadores estão espalhados pelas vias para tirar as dúvidas dos motoristas e organizarem o trânsito. A ação educativa durará dez dias. Após isso, os veículos que não obedecerem à nova sinalização receberão multa por circulação incorreta.
O secretário de Defesa Social do Cabo, Ricardo Marlon, destacou todo o empenho e esforço que tem sido feito para a melhoria do tráfego na cidade. “Toda essa nova implantação de sinalização é um desejo do prefeito Vado da Farmácia com o objetivo de desafogar os pontos de congestionamentos em horários de pico. Sabemos que não é fácil todo esse trabalho, mas com paciência estamos conseguindo disciplinar melhor o trânsito”, afirmou.
O auxiliar de vendas Jair Silva, 27, morador do Centro, parabenizou a iniciativa da prefeitura em reorganizar a circulação de veículos. “Trabalho aqui no Centro e tinha horas que tudo parava”, disse. O motorista Claudino dos Santos, 46, morador da Charneca, que circula por diversas vezes pelo centro do município, também aprovou a mudança. “Essa intervenção era pra ter sido feita há muito tempo, pois só vai beneficiar a todos”, declarou.
Texto: Thainá França – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto e Thainá França
Fotos: Randy Augusto e Thainá França
Nenhum comentário:
Postar um comentário