Para conscientizar e alertar sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a dengue, as secretarias de Saúde e Educação do Cabo de Santo Agostinho realizaram, nesta terça-feira (26/11), a 2ª Gincana de Combate à Dengue. Crianças de todas as idades participaram de diversas atividades culturais para abordar os métodos de prevenção do mosquito transmissor da doença. O evento aconteceu na escola-modelo Prefeito Eronides Soares, situada em Pontezinha.
De acordo com a coordenadora do Programa de Controle à Dengue do Cabo, Erika Murayama, a gincana tem o objetivo de ensinar aos alunos, através das provas, palestras e orientações, de como evitar a dengue. “Nosso intuito é conscientizar as crianças a prevenir e combater o mosquito e a dengue, esperando que eles levem para casa as lições aprendidas e incentivem seus pais e parentes a entrarem nessa luta”, ressaltou.
Já a gestora da escola-modelo Prefeito Eronides Soares, Leoni Sena, ressaltou que a gincana foi proveitosa. “Hoje, eles já sabem como se prevenir contra a dengue, sobretudo, estão aptos a disseminar, em suas casas, os cuidados que devem ser tomados para evitar a doença”, afirmou.
Durante a atividade, representantes das secretarias de Saúde e Educação, realizaram o julgamento das provas que foram divididas nas categorias de história em quadrinho, paródia e desenho livre. Os critérios de avaliação de cada prova seguiram o regulamento da gincana. As equipes vencedoras receberam troféus e os alunos receberam certificados de participação.
Erika Murayama comentou ainda que a coordenação do Programa de Controle à Dengue pretende implantar a gincana em outras escolas. “As crianças envolvidas são, hoje, agentes multiplicadores entre a comunidade e seus familiares. Por isso, queremos ampliar este projeto nas escolas municipais”, destacou a coordenadora.
Texto: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Jorge Luiz – SME
Nenhum comentário:
Postar um comentário