Cerca de 20 agricultores do Cabo de Santo Agostinho foram beneficiados com a venda de 11 mil quilos de alimentos na manhã dessa quarta-feira (27/11) pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Doação Simultânea. Através dele, os alimentos comprados são entregues gratuitamente a populações e instituições de caridade. O programa tem recursos do Governo Federal e, no município, atua em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Secretaria Municipal de Programas Sociais e a Superintendência de Desenvolvimento Rural.
As aquisições de várias frutas e verduras, incluindo coco, maracujá, inhame, coentro, banana, entre outros, serão entregues a quatro instituições de caridade do município, sendo elas: Centro Comunitário Caçari (Ponte dos Carvalhos), Abrigo São Francisco de Assis (Bairro de São Francisco), Associação Lar do Amanhã (Engenho Novo) e Conselho dos Moradores Alto do Colégio (Cohab).
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Agricultura, Eliane Alves, o projeto ajuda pequenos agricultores evitando prejuízos com os atravessadores na hora da comercialização. “Este é um dos melhores projetos para estes produtores, pois eles têm 100% de lucro na venda desses alimentos para o programa”, disse.
De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Rural, Wasiton Alves, o objetivo da ação é promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. “Por meio do PAA é realizada a compra de alimentos de pequenos produtores e destinados à rede socioassistencial”, disse. Para ele, o programa é um papel estratégico no combate à pobreza. “A gestão municipal também é responsável pela melhoria de renda do pequeno agricultor e é nisso que estamos trabalhando”, finalizou.
O supervisor da Regional do IPA, Alécio Ferraz, afirma que, com o projeto, além das instituições serem beneficiadas, estes produtos passa por uma rigorosa inspeção. “Uma equipe de nutricionistas e agentes da vigilância sanitária farão a avaliação para doarmos apenas produtos de primeira qualidade”, explicou.
Fábio José da Silva, 33 anos, agricultor morador do Engenho Pau Santo, está bastante satisfeito com o programa e já começou a melhorar a renda. “Agora já tenho um meio de transporte para comercializar meus produtos. Antes, com os atravessadores, não tinha condições”, comentou. “A gestão do IPA e da Superintendência está de parabéns. Com este programa estamos recebendo um preço mais justo”, disse o comerciante José Aniceto da Silva, 54, também do Engenho Pau Santo. A 2ª compra e doação de alimentos está prevista para o dia 10 de dezembro.
SAIBA MAIS – O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.
O PAA também contribui para a formação de estoques estratégicos e para o abastecimento de mercado institucional de alimentos, que compreende as compras governamentais de gêneros alimentícios para fins diversos, e ainda permite aos agricultores familiares que estoquem seus produtos para serem comercializados a preços mais justos. http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/decom/paa
Texto: Samantha Rúbya – Secom/Cabo
Fotos: Randy Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário