sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Saúde organiza ações para lembrar o dia mundial de luta contra Aids


HIV-CAMPANHA-FAIXAA Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho promove, a partir desta sexta-feira (29/11), diversas atividades para lembrar o Dia Mundial de Luta Contra Aids (1º de dezembro). A campanha ajuda a conscientizar a população sobre os riscos da doença, a importância do diagnóstico precoce para o desenvolvimento do tratamento e para a saúde coletiva, pois uma pessoa pode ser portadora do vírus HIV e estar transmitindo a doença mesmo sem saber.
Durante as atividades serão oferecidos materiais educativos e preservativos, orientação e as medidas de prevenção da doença, além de teste rápido para HIV, sífilis, HTLV e hepatites virais.
De acordo com a coordenadora da Política de DST/Aids, Lucia Cristina Buarque,  este ano a campanha visa sensibilizar a população sobre importância da realização de teste para HIV. “Se a pessoa tiver o HIV, é importante saber o quanto antes para buscar o tratamento adequado”, explicou.
O teste do HIV é um exame para se confirmar se o indivíduo é portador do vírus HIV, que é o causador da Aids. O exame do HIV é indicado para indivíduos que tenham tido algum comportamento de risco, como ter relações sem preservativo ou que tenha utilizado drogas injetáveis. O teste é também realizado durante a gravidez para saber se a mãe é portadora do vírus e, assim, diminuir o risco de contaminação do bebê.
Confira a programação completa:
(29/11) Sexta-feira
16h – Abordagem e testagem
Local: Academia da Cidade (Gaibu)

(01/12) Domingo
15h- Abordagem e distribuição de preservativos
Local: Pedágio Rota dos Coqueiros (Paiva)

(04/12) Quarta-feira
9h – Abordagem e testagem
Local: Unidade de Saúde da Família (USF) de Jussaral

(11/12) Quarta-feira
8h – Palestra, orientação e testagem
Local – Centro de Testagem (CTA)  Herbert de Souza

(18/12) Quarta-feira
9h – Orientação e testagem
Local: Unidade de Saúde da Família (USF) Garapu – Loteamento Garapu 2

HIV- A Aids é causada pelo HIV (vírus da imonodeficiência humana), que é sexualmente transmissível. O vírus quando entra no organismo ataca e destrói as defesas do corpo, fazendo com que a pessoa pegue doenças com mais facilidade.
SERVIÇO- O teste de HIV é gratuito e pode ser realizado em Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Herbet de Souza, que fica localizado na Av. Historiador Pereira da Costa, nº 428 – 1º andar, Centro do Cabo.

Texto: Amanda Falcão – Ascom da Saúde/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário