sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Cabo inicia Campanha Nacional de Combate à Hanseníase, Verminose e Tracoma

A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho iniciou nesta semana a 3ª Campanha de Combate a Hanseníase, Verminoses e Tracoma nas escolas da rede municipal. A ação é nacional e tem como público-alvo estudantes de 5 a 14 anos de idade, com o objetivo de esclarecer sobre a cura, ensinar a se proteger dessas doenças e auxiliar na identificação de sinais e sintomas, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.

A campanha teve início na Escola Dr. Rui
Barbosa e Vicente Pinzón, em Suape, com entrega de folhetos informativos para os responsáveis pelos alunos e busca ativa de casos novos, além da solicitação de autorização para o tratamento coletivo através de medicação via oral em dose única.      

De acordo com a responsável pelo Posto de Saúde da Família (PSF) de Suape, Lígia Leite, na próxima segunda (26/09), os profissionais retornarão para a segunda etapa, onde será administrada a medicação e o recolhimento das autorizações. "Contemplamos na terça-feira (20) 570 alunos e nossa meta é visitar todas as escolas municipais ainda este ano", explicou.

Segundo a coordenadora das Políticas de Tuberculose e Hanseníase do Cabo, Vanessa Carneiro, quando a criança é detectada com a doença, provavelmente algum adulto próximo também a contém, o que agiliza a identificação e prevenção na família inteira. "Pretendemos consultar 17,5 mil estudantes na busca de novos casos novos, tratamentos e testes de sensibilidade", disse.



Para o secretário de Saúde, Gilson Cabral, a campanha é de suma importância, uma vez que busca agilizar o tratamento e manter a prevenção de doenças no município. "Queremos tratar e evitar sequelas em casos detectados e dar todo o apoio possível no tratamento de novos casos em crianças e seus familiares através da informação educativa", finalizou.

A DOENÇA – A Hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. Não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.

Os sintomas incluem sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da hanseníase é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.

SERVIÇO- Outras informações podem ser obtidas no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Avenida Historiador Pereira da Costa, nº 423, Centro. O CTA funciona de 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Telefone 3521-6456.

Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário