sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Grupo de hiperdia de Itapuama debate sobre o suicídio

Em alusão ao Dia Mundial em Combate ao Suicídio, celebrado no dia 10 de setembro, a equipe do Posto de Saúde da Praia de Itapuama, realizou terça-feira (06) uma palestra e dinâmica sobre o tema com o grupo de hiperdia da localidade.

No evento, cerca de 30 pessoas, entre usuários e profissionais, participaram de avaliação antropométrica e dinâmica de grupo, para que todos tivessem noção dos seus valores e qualidades, além de lanche saudável.


A ação tem por objetivo conscientizar os idosos de que é possível prevenir o suicídio, a partir do reconhecimento dos fatores de risco presentes, evitando o ato, além de informar e ajudar a população a desmitificar a cultura e o tabu em torno do tema.

De acordo com a enfermeira, Jociele Santos, o suicídio ainda é um tabu presente em nossa cultura por séculos e não desaparece sem o esforço de todos. “Com a dificuldade em buscar ajuda, a falta de conhecimento e de atenção das pessoas próximas e a ideia errada de que o comportamento suicida não é um evento frequente, existem barreiras para a prevenção. Lutar contra esse tabu é fundamental para que a prevenção seja bem sucedida e estamos trabalhando em prol disso”, explicou.

Texto: Samantha Rúbya – Ascom da SMS/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário