A abertura oficial do Dia D da campanha aconteceu no PSF do Alto da Igreja, em Ponte dos Carvalhos, e reuniu pais, crianças, adolescentes e profissionais de saúde. No evento, cerca de 100 doses de vacina foram aplicadas. Patrícia Cavalcante, 24 anos, levou a pequena Isadora, de 4 anos, para atualizar sua caderneta no Alto da Igreja. "Esse posto de saúde nunca falta vacina, e como hoje é o dia D, eles intensificam as atividades. Trouxe minha filha para tomar as vacinas e ficar e deixar o cartão todo atualizado”, disse ela.
O gerente de Atenção Básica, Edson Santos Sobrinho, esteve no local incentivando a vacinação do Dia D. "Este ano tivemos uma campanha diferenciada com uma equipe bastante preparada, os pais engajados e a prevenção de cáries. Conseguimos alcançar altos níveis de crianças, inclusive imunizá-los contra a HPV", disse.
Este ano, a ação é voltada para crianças menores de cinco anos e para crianças de nove anos, além de adolescentes de 10 a 15 anos incompletos. Entre as vacinas que devem ser atualizadas está a vacina contra poliomielite. Entretanto, nem todas as crianças deverão ser vacinadas, somente as que estão com ela em atraso.
“Essa campanha é diferente das anteriores. Este ano é exclusivo para atualização da caderneta de vacina. Este é nosso objetivo,
os 14 tipos de vacinas que estarão beneficiando crianças e adolescentes são Hepatite A, VIP, Meningocócica C, Rotavírus, HPV, Pneumo 10, Febre amarela, Varicela, Pentavalente, Tetraviral, Dupla adulto, DTP, Tríplice viral e VOP (poliomielite)", explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI/Cabo), Ângela Gomes.
A equipe de saúde bucal da Secretaria de Saúde também está engajada na campanha, aproveitando o momento de vacinação nos postos para lembrar às crianças e adolescentes sobre a importância de cuidar dos dentes. "Aproveitamos a vinda deles aos PSF's para orientá-los não só quanto a importância da vacinação, mas também quanto ao cuidado com a saúde bucal”, comentou a coordenadora, Elizabete Santana.
Texto: Secom/Cabo
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário