domingo, 11 de setembro de 2016

Surubim comemora 88 anos de emancipação política

O município é conhecido como a Capital da Vaquejada. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede e Chéus. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 62.530 habitantes.

O município originou-se de uma fazenda de gado, pertencente a Lourenço Ramos da Costa. Em 1864, ele construiu um oratório dedicado a São José, onde o padre português Antônio Alves da Silva celebrava
as missas dominicais. No entorno do oratório surgiram as primeiras casas. Em 1878, o oratório foi substituído por uma capela. Em 8 de junho de 1891, a lei provincial nº 1585 criou a freguesia de São José de Surubim, instalada em 1885 e regida canonicamente pelo padre José Francisco Borges.

A cidade tem este nome em homenagem ao boi Surubim que foi atacado e devorado por uma onça nas terras do fazendeiro Lourenço Ramos onde hoje se encontra o atual município.

Foi emancipado, através da lei estadual nº 1.931, de 11 de setembro de 1928; se desmembrando do Município de Bom Jardim (Pernambuco) .

Surubim também é conhecida pelos seus ilustres filhos: José Abelardo Barbosa de Medeiros (Chacrinha, o Velho Guerreiro), um grande comunicador de rádio e o maior nome da televisão brasileira, e Lourenço da Fonseca Barbosa (Capiba), o maior compositor de frevo de Pernambuco.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário