quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Itapuama recebeu unidade móvel de mamografia

Antecipando o mês de combate ao câncer de mama, celebrado em outubro, o Posto de Saúde da Família de Itapuama realizou, nessa terça-feira (13/09), uma ação voltada à saúde da mulher. O evento contou com roda de conversa e a visita da unidade móvel de mamografia para a realização de exames, além de lanche saudável. O objetivo foi orientar e estimular o autocuidado para com a doença.

Cerca de 60 mulheres entre 50 a 69 anos estiveram na escola Municipal Maria Madalena Tabosa, onde foi realizado um trabalho humanizado pela psicóloga do
NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Denise Pereira, explicando o que é o câncer de mama, os benefícios do tratamento precoce e a importância da realização dos exames, além de autoexame das mamas. “Nossa meta é sempre encorajar as mulheres para superar medos e desafios com apoio, compreensão e resultados”, explicou.

Para uma das responsáveis pela ação, Jociele Santos, o câncer de mama é um dos problemas centrais de saúde pública. A educação para o autoexame é uma das etapas fundamentais para a detecção precoce e identificação desta patologia na fase inicial. “A maioria das mulheres alega sentir medo de encontrar anormalidades em seus seios. Estamos tratando da construção desse autocuidado como uma estratégia de promoção de saúde e prevenção de doenças”, finalizou.



Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo

Foto: Arquivo da SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário