segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Cabo participa de Seminário de Educação em Combate à Hanseníase

Profissionais que atuam na Coordenação das Políticas de Tuberculose e Hanseníase do Cabo de Santo Agostinho participaram do IX Seminário de Educação para Hanseníase em Pernambuco. O evento aconteceu nos dias 22 e 23 deste mês e teve por objetivo interagir estudantes, profissionais, usuários e voluntários do Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase) para troca de experiências e discussão sobre a importância do autocuidado e o compromisso com a luta para a eliminação da hanseníase.


Na atividade, foram oferecidos minicursos que abordaram temas como: diagnóstico e tratamento, autocuidado, feridas e vigilância. Além de minicursos, o evento também promoveu mesas temáticas e debates com temas sobre a hanseníase na contemporaneidade, o autocuidado e as experiências de usuários e profissionais, além de apresentações culturais.

De acordo com a coordenadora das Políticas de Hanseníase do Cabo, Vanessa Carneiro, os encontros são mensais e o convite para a participação do município se dá pela experiência bem sucedida de grupos de autocuidado que a cidade vem desenvolvendo nos últimos anos.

“Tivemos um grupo aberto dirigido pela terapeuta ocupacional, Rebeca Duarte, com educação permanente, diagnóstico precoce, tratamento adequado e explanação sobre direitos e deveres dos pacientes”, explicou.

A hanseníase é uma doença milenar, infectocontagiosa, que afeta peles e nervos podendo causar incapacidades e até deformidades. Apesar da cura, ainda nos deparamos com o preconceito e estigma social.

Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/ Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário