sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Campanha de Multivacinação começa segunda-feira no Cabo

 

A Campanha Nacional de Multivacinação – edição 2016 – começa na próxima segunda-feira (19/09). No Cabo de Santo Agostinho, todos os Postos de Saúde da Família estarão oferecendo a vacinação. Serão 43 PSF’s além de pontos de vacinação nos engenhos. O objetivo é mobilizar os pais ou responsáveis a levarem seus filhos para atualizar o Cartão de Vacinação. A campanha vai até o dia 30 deste mês e tem como público-alvo crianças menores de 5 até 15 anos incompletos.
Segundo o Ministério da Saúde, serão atualizadas 14 vacinas em todo o país com o intuito de reduzir as doenças imunopreveníveis e diminuir o abandono à vacinação. Este ano não haverá meta a ser alcançada e o dia D da campanha será dia 24 deste mês. “Estaremos com a tarefa de abrir todas as unidades no Dia D, além de focarmos na pré e pós-campanha e trabalhar em cima da atualização do cartão de vacina de crianças e adolescentes garantindo a prevenção de doenças”, explicou o gerente de Atenção Básica, José Edson Sobrinho.
Para o secretário de Saúde, Gilson Cabral, a finalidade é manter o município imune a doenças preveníveis. “Nossa meta é resgatar essas crianças e adolescentes não vacinados ou em atrasos por algum motivo e manter este controle na erradicação de doenças garantindo uma melhora na saúde de todos”, enfatizou.
De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI/Cabo), Ângela Gomes, o sistema de vacinação será focado em extinguir qualquer falta ou atraso na caderneta de vacina da criança ou adolescente. “Qualquer criança ou adolescente que perdeu ou não tomou algum tipo de vacina deverá se dirigir a um PSF para realizar esta atualização. Nossa meta é vacinar o número máximo da população”, finalizou.
Veja as 14 vacinas da campanha:
– Hepatite A
– VIP
– Meningocócica C
– Rotavírus
– HPV
– Pneumo 10
– Febre amarela
– Varicela
– Pentavalente
– Tetraviral
– Dupla adulto
– DTP
– Tríplice viral
– VOP (poliomielite).
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário