segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Cabo vai receber 1ª Caminhada dos Terreiros nesta quarta-feira

Com o objetivo de combater a intolerância religiosa às religiões de matriz africana, adeptos do Candomblé, Jurema e Umbanda do Cabo de Santo Agostinho vão promover a 1ª Caminhada dos Terreiros do município.  Representantes do segmento se unirão nesta quarta-feira (28), a partir das 14h, na Praça Theo Silva (no Centro) em um grande cortejo que seguirá pelas principais vias do bairro até o Pátio da Estação Ferroviária. A ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Fundação de Educação e Cultura do Cabo (Fundecc).

Durante a celebração, os participantes irão oferecer cânticos aos Orixás e à Jurema Sagrada. Haverá ainda a apresentação dos grupos de capoeira Bem-te-vi e Acarbo, e a entrega de um documento às autoridades locais propondo uma data no calendário oficial do município voltada a ações de combate ao preconceito e promoção da cultura africana e ameríndia. 

De acordo com os organizadores, a Caminhada dos Terreiros é um manifesto contra a intolerância e os atentados sofridos pelo segmento das religiões afro no município. Só no primeiro semestre de 2016, um terreiro - situado em Garapu- foi incendiado, enquanto outros vêm sofrendo constantes ameaças.

“A iniciativa de promover esse evento surgiu da necessidade de combater todo e qualquer tipo intolerância religiosa. Queremos fazer dela um marco, um grito e um apelo à sociedade, no sentido de mostrar que os cultos afro existem e que não somos uma subcultura. Somos uma religião de matriz e raiz africana que infelizmente o colonialismo impregnado na nossa sociedade discrimina”, destacou o Pai Jorge do terreiro Ilê Axé Obá Xango Babá Lufã - CASAFRO.

“Escolhemos a Praça Theo Silva como ponto de partida, por ser um marco histórico para a cultura negra no município. No local foi demolida a única igreja que permitia o acesso dos negros após a abolição para a construção da praça, se tornando o símbolo máximo da intolerância em nossa cidade”, informou o sacerdote.

Pai Jorge também convida a população de todo e qualquer credo para participar da solenidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário