quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Fórum de Políticas sobre Drogas é promovido no Cabo


Foi iniciado nessa quinta-feira (15/09) o 1º Fórum de Políticas sobre Drogas do Cabo de Santo Agostinho. Abordando o tema “Drogas: Conhecendo, mediando e cuidando”, a atividade acontece até esta sexta-feira, no Centro Municipal Administrativo (CAM), localizado na Torrinha. A iniciativa é da Secretaria Executiva de Combate às Drogas (SECOD), em parceria com a Faculdade Unopar, e é aberta a toda sociedade civil.

O primeiro dia contou com a apresentação dos projetos realizados pela SECOD e duas palestras. O pedagogo Ronaldo Santos
ministrou a palestra com o tema “O fortalecimento da política sobre drogas, como garantia de atendimento aos usuários e seus familiares”, onde abordou sobre o Plano Nacional de Política Anti Drogas. Já a psicóloga Regilene Santana abordou o tema “Idoso: Alcoolismo e suas repercussões no contexto familiar e social”.

De acordo com os organizadores, o evento é o início para a construção das políticas de enfrentamento do uso abusivo de drogas no município, como também um momento de esclarecimento referente aos cuidados, acolhimento, tratamento, prevenção e reinserção social e ocupacional de forma a estabelecer e garantir o acesso igualitário e respeito dos usuários e seus familiares, na perspectiva de resgate social e humano.

Segundo o secretário de Combate às Drogas, Ednei Silva, o fórum é um marco importante e histórico para cidade do Cabo de Santo Agostinho. “O evento é uma continuidade das ações que a Secretaria vem realizando nesta gestão, com o foco na integração dos familiares de usuários com a Rede de Atendimento do município, facilitando assim o tratamento de usurários”, ressaltou.

Flavia Puça, superintendente de prevenção às drogas da Secretaria de Políticas sobre Drogas, esteve presente no fórum e comentou sobre a importância do evento. “Quanto mais envolvemos a população e as autoridades do município na perspectiva de uma política sobre drogas eficiente, mais a sociedade ganha”, comentou.

O evento também contou com a presença de vários secretários, entre eles a secretária Andrea Galdino (Programas Sociais e da Mulher), que representou o prefeito Vado da Farmácia na ocasião. “É um fórum muito importante para avançarmos nessa questão de políticas públicas e de uma ação integrada e vinculada às secretarias de Programas Sociais, Educação e Saúde. Assim poderemos efetivar políticas públicas de qualidade”, destacou.


Confira a programação para o dia 16/09, das 8h às 11h30:


DIA 16/09



– Tema: Política de atendimento do CAPS AD

Palestrante: Mônica Lima



– Tema: Política de atendimento e cuidado do Programa Atitude

Palestrante: Jacqueline Oliveira 



– Tema: Política de atendimento e acolhimento da Comunidade Boa Nova

Palestrante: Hamilton Apolônio – Coordenador Geral da Boa Nova




Texto: Camilla Moura – Repórter Estagiária da Secom/Cabo

Fotos: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário