segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Na segunda rodada da pesquisa da Nassau, Geraldo Julio dispara com 34,2%. João Paulo aparece com 24,8%

A segunda rodada da pesquisa de intenção de voto das eleições no Recife, realizada pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) e pelo Jornal do Commercio aponta que o prefeito Geraldo Julio (PSB), que busca a reeleição, deslanchou em relação ao primeiro levantamento, embora continue a polarização com o candidato João Paulo (PT), seu principal adversário, até o momento.

De acordo com os números mais recentes da Nassau, na pesquisa estimulada, Geraldo Julio tem 34,2%, João Paulo 24,8%, Daniel Coelho aparece com 10,4% e Priscila Krause com 4,4%. No pelotão dos nanicos, Edilson Silva (PSOL) tem 1%, Panta (PC)) tem 0,2% e Simone Fontana (PSTU) tem 0,1%. O verde Carlos Augusto (PV) não pontuou. Votos brancos e nulos ou em nenhum dos candidatos somaram 17,6%. Não sabe ou não respondeu somou 7,2%.

Na primeira rodada da pesquisa de intenção de voto, divulgada no dia 29 de agosto, o que se via era um empate técnico entre os candidatos João Paulo (PT) e o prefeito Geraldo Julio (PSB). Naquela pesquisa estimulada, o ex-prefeito João Paulo surgia com 27,7% das intenções de voto. Logo atrás dele, embora em empate técnico, em função dos quatro pontos percentuais da margem de erro da pesquisa, aparecia o atual prefeito, Geraldo Julio, com 25,3% das intenções de voto. Logo atrás apareciam os candidatos Daniel Coelho (PSDB) com 5,9% das intenções de voto e Priscila Krause (DEM) com 3,5% das intenções de voto.


Votos válidos

A mais recente pesquisa da Nassau também apresentou os votos válidos, conta que é feita para saber se há ou não segundo turno ou se a disputa acaba no primeiro turno. Para que a campanha acabe logo no primeiro turno, um dos candidatos tem que atingir mais de 50% dos votos válidos.

No cenário pesquisado, Geraldo Julio aparece com 45,5% e João Paulo com 33%. Daniel Coelho soma 13,9% e Priscila Krause tem 5,95. No pelotão dos nanicos, Edilson Silva aparece com 1,35, Pantaleão com 0,3% e Simone Fontana com 0,2%. Carlos Augusto não foi citado e ficou com 0%

Em função destes resultados, se o cenário permanecer inalterado até o dia da eleição, haveria segundo turno no Recife.


Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando não são apresentadas cartelas com nomes e os eleitores são chamados a declinar o nome de sua preferência, o levantamento também mostra evolução do candidato socialista, que aparece com 30,6% das intenções de voto, contra 21,8% de João Paulo. Daniel Coelho aparece com 8,6%, Priscila Krause tem 4,2% e Edilson Silva 0,7%. Brancos, Nulos e Nenhum somam 18,4% e não sabe ou não respondeu somam outros 15,7% das intenções de voto.

No levantamento de agosto, também se viu um cenário de polarização maior o petista João Paulo e o socialista Geraldo Julio, mas o petista estava na frente. João Paulo aparecia com 19,6% das intenções de voto. Geraldo Julio estava com 17,6% das intenções de voto. Os pesquisadores citaram empate técnico, considerando que a margem de erro somava 4 pontos percentuais. Na sequência, apareciam Daniel Coelho (2,9%) e Priscila Krause (2,6%) e outros com 1,1%. Naquela primeira pesquisa, não sabe ou não respondeu somou 22,4% das intenções de voto. Outros 33,8% apontaram que não votariam em nenhum dos candidatos.

Análise da evolução

Em entrevista ao blog, comentando a primeira pesquisa, o professor Adriano Oliveira, coordenador geral da pesquisa da Nassau, já alertava que, de modo algum, se podia afirmar que João Paulo estivesse na frente de Geraldo Julio. Considerando a margem de erro, ambos estavam empatados. O professor já citava que somente a continuidade das pesquisas mostraria qual seria a tendência desta campanha. “Nós não podemos desprezar, de modo algum, a força de Geraldo Julio, por causa do guia eleitoral”, afirma, no mês passado. Na mesma avaliação inicial, Adriano Oliveira frisava que o prefeito Geraldo Julio tinha chances, inclusive, de recuperar a popularidade e, consequentemente, alcançar mais intenções de voto, como de fato ocorreu.

“A pesquisa mostra claramente a chance de Geraldo Julio vencer no primeiro turno. Há uma forte possibilidade disso ocorrer. Ele conquistou eleitores que estavam com João Paulo e a disputa não está mais polarizada”, diz agora Adriano Oliveira, professor de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenador da pesquisa.

Adriano Oliveira não conseguiu prever corretamente, entretanto, a queda da candidata do Democratas, Priscila Krause.

“Outro ponto a ser destacado é o fato de que Priscila Krause aparece tecnicamente empatada com o candidato Daniel Coelho. Eu suponho que, certamente, Priscila Krause poderá já na próxima pesquisa ultrapassar Daniel Coelho. Friso isso pelo fato de que Daniel Coelho é um candidato mais conhecido, não é mais a novidade. Priscila Krause é essa novidade. Assim, vislumbro que seja possível Priscila estar a frente de Daniel já na próxima pesquisa”, disse, ao Blog de Jamildo, no mês passado. Até aqui, a previsão não se viabilizou.

Registro no TRE

O levantamento trata ainda de rejeição, aprovação da gestão municipal e o interesse dos eleitores no pleito deste ano, na primeira pesquisa de campo, realizada depois do começo do guia eleitoral, no final de agosto.

A pesquisa foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número PE-09790/2016, no dia 10 de setembro, na cidade do Recife.

O tamanho da amostra somou 816 entrevistas. As entrevistas foram realizadas nos dias 14 e 15 de setembro de 2016.

A margem de erro é estimada em 3,5 pontos percentuais.

Fonte: Blog de Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário