Em junho, foram feitas diversas campanhas de combate à violência no Pátio da Estação durante as festividades juninas e a recepção do Trem do forró. Houve entregas de materiais explicativos sobre o combate à violência contra o gênero, com divulgação do disk 180 (Central de Atendimento à Mulher) e do 0800 281 1877 (Disk Mulher em situação de Violência Cabo).
O município também sediou em agosto o 24º Fórum de Gestoras de Políticas para as Mulheres, com o intuito de inserir a prática da conscientização da Lei Maria da Penha no âmbito educacional. No mesmo mês, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Mulher, realizou diversas atividades em comemoração as 9 anos da Lei Maria da Penha.
Em dezembro, o órgão promoveu a última reunião de 2015 do Grupo das Mulheres Empreendedoras do município. Na ocasião, a Associação Comercial e Empresarial do Cabo de Santo Agostinho (ACEC) que esteve presente na reunião, sorteou quatro empreendedoras para participar do XVI Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Pernambuco, que ocorreu em Gravatá, no agreste, no último dia 10.
A rede de proteção para o gênero no município conta com o Centro de Referência Maria Purcina, que disponibiliza uma equipe multidisciplinar para acolher a mulher vitimizada e contribui para que ela conquiste sua autossuficiência e resgate sua autoestima. O centro funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 17h e o telefone para contato é 3518-1937 e 0800-281-1877 (Disk Mulher Cabo). Outros equipamentos e serviços disponíveis no município são Secretaria Executiva da Mulher, Conselho Municipal da Mulher, Centro de Referência Saúde da Mulher I (CAIC) e II (Ponte dos Carvalhos), Promotoria do Cabo de Santo Agostinho, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e a Delegacia da Mulher do Cabo.
Texto: Secom/Cabo com informações da Secretaria da Mulher
Fotos: João Barbosa (Arquivo)