segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Fachuca: autarquia cabense com 37 anos de tradição

Com 37 anos de tradição, a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Fachuca) do Cabo de Santo Agostinho vem desempenhando um trabalho com seriedade e competência ao longo dessas quase quatro décadas de atividades. Como prova disso, o curso de administração da instituição recebeu nota equivalente a três estrelas na avaliação do Guia do Estudante (GE) no patamar que vai no máximo a 5 estrelas publicado em dezembro de 2015. Criada em 1979, a Fachuca tem contribuído, ao longo do tempo, por meio de professores e alunos, na elaboração de normas e regras do mercado financeiro, contábil e de administração e mais recentemente no ramo das ciências jurídicas.
A faculdade, que hoje possui cerca de 800 alunos na graduação e 220 na pós-graduação, além de 42 profissionais no corpo docente, sendo 30 mestres, quatro doutores e oito especialistas, foi à primeira faculdade municipal a se internacionalizar firmando parceiras com a Universidade Cubana de Granma e do México, além do mais recente convênio com uma Universidade de Aviero da Espanha.
“Essas contribuições com o desenvolvimento da profissão são trazidas para os cursos, que estão em constante renovação”, destacou a diretora Tereza Lira. “O resultado pode ser percebido pela nota que obtemos de quem desenvolve um trabalho sério e comprometido, além de nos destacarmos como uma das IES (Instituições de Ensino Superior) que mais se desenvolveram em 2015, inclusive em qualificação docente”, completou.
De acordo com Tereza, recentes informações que circulam nas redes sociais sobre avaliações do Ministério da Educação (MEC) não passam de matérias “requentadas” com o objetivo único de manchar a imagem de instituições de ensino sérias como a Fachuca. Ela informou que nunca forneceu qualquer dado para avaliação do MEC, nem recebeu qualquer visita do órgão, pois, a avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudante (Enade) 2015 foi feita no mês de novembro deste ano e o resultado só será divulgado em abril de 2016. Porém, já tivemos a prévia dessa avaliação divulgada no Guia do Estudante 2016, onde a faculdade já aparece com três estrelas.
Os dados divulgados na revista Exame se referem à avaliação do Enade 2012/2013 apenas do curso de Administração, o qual foi bastante melhorado e por isso teve sua aprovação recuperada este ano. Segundo Tereza, os demais cursos serão avaliados somente em 2017.
Texto: Thainá França – Secom | Cabo 
Foto: João Barbosa - Arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário