A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, na manhã desta quarta-feira (16/12), mais um mutirão de ações educativas voltadas ao combate do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Desta vez, a aconteceu no bairro da Cohab e reuniu moradores, agentes de saúdes e endemias e vários profissionais da saúde. O secretário municipal de Saúde, Ricardo Marlon, comandou o mutirão.
No mutirão, foram distribuídos cartazes, panfletos educativos e duas equipes de agentes tiraram dúvidas e fizeram visitas “porta a porta” para colher possíveis focos do mosquito. A ação na Cohab contou com o apoio do grupo de jovens adventistas “Desbravadores e Aventureiros”, de Ponte dos Carvalhos.
De acordo com a Coordenação de Vigilância Ambiental, até essa terça-feira (15), 3.540 casos de dengue já foram notificados no Cabo. O distrito de Ponte dos Carvalhos e o bairro da Charneca lideram o ranking com 711 e 550 casos, respectivamente. “Estamos intensificando essas ações para que a prevenção seja contínua e eficaz para garantir a saúde da população”, disse a coordenadora do CVA, Bruna Botelho.
De acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 12, em todo Brasil, já foram notificados 2.401 casos de microcefalia com 29 óbitos em 549 municípios. Do total, 134 casos confirmados e 102 descartados. 2.165 casos continuam em investigação.
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Texto: Samantha Rúbya – Ascom da Saúde/Cabo
Fotos: João Barbosa
Fotos: João Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário