quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Alunos do Cabo apresentam espetáculo Auto de Natal

IMG_9151O auditório Luiz Alves Lacerda, em Garapu, no Cabo de Santo Agostinho, foi palco nessa quarta-feira (02/12) do espetáculo Auto de Natal “O verdadeiro presente de Natal”. As apresentações foram realizadas por cerca de 130 alunos da Rede Municipal de Ensino, e marca o início dos festejos natalinos na educação do município.


IMG_9148
O evento foi iniciado com o documentário “Talismã Santo Agostinho”, que contou o dia-a-dia dos alunos da Escola Municipal Maria Thamar Leite da Fonsêca (Enseada dos Corais), em torno da história de Rosinha, personagem central que ao encontrar o Talismã passou a ter seus desejos realizados. Para a diretora da escola, Cleide, além de descobrir talentos, os alunos passaram a participar mais da escola. “O documentário foi produzido com os alunos do EJA, que tem entre 15 e 17 anos, onde a escola por iniciativa de todos achou por bem valorizar a arte do cinema para realizar esta apresentação. Os alunos fizeram o enredo, dentro do projeto Mais Educação, e um monitor trabalhou com eles uma vez por semana os orientandos”, destacou.
Entre as demais apresentações estão a dos alunos da Escola Cláudio Gueiros Leite (Centro) que orientados pela professora Rúbia Maria, encenaram uma peça teatral, que contou a história do nascimento de Jesus de uma forma diferente, além de um coral que entre as canções, apresentou à música A paz, da banda Roupa Nova. Já a Escola Marivaldo Burégio, os alunos recitaram o poema do poeta Natanael, “Renova-te”. Todas as apresentações foram também transmitidas em linguagens de sinais, para que os alunos deficientes auditivos do CAIC pudessem acompanhar.
De acordo com o coordenador de Linguagens da Secretaria de Educação, Rosemberg Nascimento, o espetáculo é fruto da Coordenadoria de Linguagem, onde a professora Evânia Copino tem trabalhado com os alunos da rede municipal de ensino durante o ano todo, montando várias peças de teatros, com o objetivo de resgatar a cultura, identidade e história do Cabo. “Através do projeto os alunos podem investir na arte e conhecer sua história. Acreditamos que só podemos conhecer o presente mergulhando no passado. E o intuito é justamente resgatar a história do Cabo, nossa cultura”, concluiu.
Os projetos da Secretaria de Educação além de revelar novos talentos mantêm os alunos em atividades, buscando mudar a realidade dos estudantes, tirando-os de situação de risco, para que ao invés de estar na rua trazendo prejuízo para si, possam estar em contato com a história de seu município de forma divertida.
Estiveram presentes no evento, o secretário de Comunicação, Carlos Sinésio e a assessora especial da Secretaria Municipal de Educação, Nelma Oliveira.
Texto: Juliana Dias – Repórter Estagiária da Secom/Cabo
Fotos: Carlos Sinésio – Secom/Cabo

Nenhum comentário:

Postar um comentário